TEATRO COLÓN ANUNCIA SETE TÍTULOS PARA A TEMPORADA LÍRICA DE 2024. ARTIGO DE MARCO ANTÔNIO SETA NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 



 A Temporada Lírica será composta por sete títulos,  a partir de 12 de abril seguindo até 19/4 com , 'ARIADNE EM NAXOS" Richard Strauss,  sob a direção musical de Gunther Neuhold e direção de cena de Marcelo Lombardero. Os solistas são Carla Filipcic Holm e Eiko Senda (Ariadne); Sergio Escobar e Firmin Prieto (Baco e tenor); Ekaterina Lekina (Zerbinetta, soprano ligeiro, primeira bailarina no Prelúdio); Tamara Gura (compositor); Alejandro Spies (mestre de música); Pablo Urban (mestre de dança e Scaramuccio); Sérgio Spina (Scaramuccio e mestre de dança); Oriana Favaro (Náiade) e Florencia Machado (Dríade) entre outros cantores argentinos que compõem o elenco de Ariadne em Naxos.  Certamente que num Teatro desse gabarito internacional, no Colón de Buenos Aires,  não haverá óperas lacradas, deturpadas e mutiladas e,  "politicamente corretas", como apregoa em suas últimas produções líricas, (2021-2024) o nosso Theatro Municipal de São Paulo. 

"TURANDOT"a magistral ópera de Puccini, será revivida na histórica encenação do sempre lembrado regisseur e cenógrafo Roberto Oswald que mais uma vez sobe ao paldo do legendário teatro. Vestuário de Anibal Lápiz e a iluminação de Ruben Conde. A direção musical é de Carlos Vieu,  e de Beatrice Venezi (nas récitas extraordinárias). Elenco: a austríaca Martina Serafin se revezará com a georgiana  Veronika Dzhioeva; Marcelo Puente e Jorge Puerta (Calaf); Marina Silva, Jaquelina Livieri e Florencia Burgardt (Liu); Lucas Debevec Mayer, Christian Peregrino e Leonardo Lopez Linares (Timur); Omar Carrión e Sebastián Angulegui (Ping); Dario Schmunck e Iván Maier (Pang); Carlos Ulán e Sergio Spina (Pong). As récitas serão 17, 18, 19, 21, 22, 23, 26, 28 e 29 de Maio. 
"CARMEN", de Bizet uma produção entre o Teatro La Fenice de Veneza, o Teatro Massimo de Palermo, o Gran Teatre del Liceu de Barcelona e o Teatro Regio de Torino, terá Kakhi Solomiavshvli como diretor musical e regente; Calixto Bieito, diretor de cena e cenografia de Alfons Flores. Elenco: Francesca di Sauro, Gustavo Lopez Manzitti, Marina Silva e Christian Peregrino entre outros. As récitas serão 12, 13, 14, 16, 17, 20, 21 e 23 de Julho.
"O CONSUL", peça do séc. XX de Gian Carlo Menotti (foto acima) e na visão de Rubén Szuchmacher, de 06 a 13 de Agosto.No elenco: Direção Musical de Marcelo Ayub. 
PRINCIPAIS INTÉRPRETES  Sebastián Angulegui,  MAGDA SOREL,  Carla Filipcic Holm; SECRETARIA Adriana Mastrángelo;  MADRE DE JOHN Virginia Correa Dupuy;  AGENTE SECRETO Héctor Guedes;  NIKITA MAGADOFF Pablo Urban;  MR. KOFNER Alejandro Spies;  MULHER ESTRANGEIRA Marisú Pavón;  Marina Silva,  Rocío Arbizu . Sebástian Sorarrain e Orquestra Estável do Teatro Colón. 
 As récitas serão de 06 a 13 de Agosto.
"AURORA", de Hector Panizza, conta com Daniela Taberning, Firmin Prieto e Hernán Iturralde nos papéis centrais  e retorna ao palco do Teatro Colón, após 25 anos de ausência. Récitas de 24 a 29/9 e em 01 de Outubro. 
                            
"ORFEU NOS INFERNOS", de Jacques Offenbach, natural de Colônia, Alemanha. A direção musical é de Christian Baldini e direção de cena de Pablo Maritano. Seis récitas ocorrem entre 07 e 14 de Novembro. 
"UN BALLO IN MASCHERA", de G. Verdi, a ópera estreada em 17 de fevereiro de 1859 no Teatro Apolo de Roma, encerrará a temporada lírica de 2024. Nos principais papéis Gastón Oliveira, Alessandra di Giorgio, Fabián Veloz, Leonardo Lopez Linares, Christian Peregrino, Oriana Favaro, Guadalupe Barrientos e Maria Luján Mirabelli. O Coro Estável e a Orquestra Estável, assim como o Coro Infantil do Teatro Colón, participam da temporada lírica oficial do Teatro Colón de Buenos Aires. 
As assinaturas estão à venda presencialmente na bilheteria do teatro e on-line a partir de segunda-feira, dia 19 de fevereiro de 2024. 
Escrito por Marco Antônio Seta
Jornalista inscrito sob nº 61.909 -  MTB/SP

Comentários