EMESP TOM JOBIM REALIZA SEMANA DE ATIVIDADES MUSICAIS E EDUCATIVAS EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER.
Trio Lidris é uma das atrações da Semana Elas & Delas 2024. Crédito Marcos Pratt
Entre 04 e 09 de março, a Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, realiza a Semana Elas & Delas 2024. Com uma série de atividades artísticas e educativas no período, gratuitas e abertas ao público na sede da Escola, o intuito é homenagear o Dia da Mulher, celebrando a criatividade feminina e o papel fundamental das mulheres na música e nas artes.
Assim, o evento contará com apresentações e palestras que valorizam a contribuição de compositoras e intérpretes - com a presença de várias artistas -, assim como debates e oficinas que visam discutir temas como representatividade e violência contra a mulher. Dessa forma, pretende-se oferecer oportunidades valiosas de aprendizado e inspiração para as alunas e os alunos da EMESP Tom Jobim, incentivando a diversidade de vozes e perspectivas em um ambiente inclusivo e enriquecedor de formação musical.
Confira a seguir a programação e participe!
04/03 - SEGUNDA
13h30 | Abertura da Semana EMESP Elas/Delas
13h45 | Recital: Canto e Piano – Compositoras do século XVIII ao XX
Marília Vargas (canto) e Michiko Licciardi (piano)
16h30 | Apresentação: Trio Que Chora
Marta Ozzeti (flauta), Rosana Bergamasco (violão 7 cordas) e Cassia Maria (percussão)
18h30 | Apresentação: Jazzmin’s Big Band
Formada por mulheres, professoras e alunas da EMESP Tom Jobim
Elenco: Marta Ozzetti (flautas), Laís Francischinelli, (clarinete), Fabrícia Medeiros (clarinete, clarone), Paula Valente (sax alto, soprano e flauta), Beatriz Pacheco (sax alto), Taís Cavalcanti (sax tenor), Mayara Almeida (sax tenor), Isabelle Menegasse (trompa), Grazi Pizani (trompete e flugel), Estefane Santos (trompete e flugel),
Cindy Borgani e Luana Maele (trombones), Carol Oliveira (vibrafone/percussão), Lis de Carvalho (piano), Gabi Gonzalez (guitarra e violão), Gê Côrtes (baixo elétrico e acústico) e Priscila Brigante (bateria)
05/03 - TERÇA
14h30 | Palestra e Recital: Obras de E. Katunda, G. Marcondes e Clarisse Leite
Iracele Livero (piano)
16h | Palestra: Mulheres Líricas Negras
Edna D’Oliveira (cantora lírica e professora da EMESP Tom Jobim)
17h30 | Recital: Compositoras do Barroco
Concerto dos estudantes de Canto Barroco com obras de compositoras do Sec. XVII e XVIII (Elisabeth Jacquet de la Guerre, Francesa e Settimia Caccini e Barbara Strozzi)
06/03 - QUARTA
14h40 |Violência contra a mulher – Precisamos conversar sobre isso
Coletivo Tamo Juntas (Rafaela Nepomuceno)
16h – Recital de piano, com Horácio Gouveia e alunas
07/03 - QUINTA
12h/13h – Recital Clara Schumann – Piano Trio Op.17
Helena Picazzio – Violino
Bruno William – Violoncelo
Liliane Kans - Piano
13h – Trio Lidris – Obras de Lea Freire e Chiquinha Gonzaga
Toninho Ferragutti, Adriana Schincariol Vercellino, Adriana Lombardi e Liliana Chiriac
14h – Apresentação de Violoncelo e Vibrafone - Obra de Caroline Shaw (EUA)
Márcia Fernandes e Vânia Bock
Marcia Fernandes (Percussão) Vana Bock (Violoncelo)
14h30 – Homenagem a Renata Montanari – Apresentação de quarteto e mesa redonda
Lis Helena, piano; Gê Cortes, contrabaixo; Rui Saleme, guitarra; Beto Caldas, bateria; Camila Bomfim, mediação
16h – Apresentação Coros de Ciclos – Obras de Yara Campos e Esther Scliar
08/03 - SEXTA
12h30 – Apresentação de professoras da EMESP Tom Jobim
Iracele Livero, piano / Helena Piccazio, violino / Meryelle Maciente, violoncelo / Luiza Aquino Salles, piano
14h30 – Concerto do Grupo Contemporâneo, percussão e flauta – Obras de Valéria Bonafé e Caroline Shaw; improvisos
09/03 - SÁBADO
10h - O que tem dentro da sua caixa?
[atividade com foco para as famílias, com participação do Coletivo De Mãos Dadas e Serviço Social da EMESP Tom Jobim]
11h – Apresentação Coros de 1º Ciclos - Obras de Yara Campos e Esther Scliar
13h30 - Violência contra a mulher – Precisamos conversar sobre isso
Coletivo Tamo Juntas (Rafaela Nepomuceno)
SERVIÇO
Semana Elas & Delas 2024
Quando: 04 a 09/03
Local: EMESP Tom Jobim (Largo General Osório, 147 - Luz, São Paulo-SP)
Entrada: Gratuita (mediante capacidade dos locais)
Classificação: Livre
Site: https://emesp.org.br/
ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente mais de 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
SANTA MARCELINA CULTURA
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do GURI, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro São Pedro. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Comentários
Postar um comentário