EMESP TOM JOBIM REALIZA SEMANA DE ATIVIDADES MUSICAIS E EDUCATIVAS EM HOMENAGEM AO DIA DA MULHER.


                       Trio Lidris é uma das atrações da Semana Elas & Delas 2024. Crédito Marcos Pratt

Entre 04 e 09 de março, a Escola de Música do Estado de São Paulo - EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, realiza a Semana Elas & Delas 2024. Com uma série de atividades artísticas e educativas no período, gratuitas e abertas ao público na sede da Escola, o intuito é homenagear o Dia da Mulher, celebrando a criatividade feminina e o papel fundamental das mulheres na música e nas artes. 

 

Assim, o evento contará com apresentações e palestras que valorizam a contribuição de compositoras e intérpretes - com a presença de várias artistas -, assim como debates e oficinas que visam discutir temas como representatividade e violência contra a mulher. Dessa forma, pretende-se oferecer oportunidades valiosas de aprendizado e inspiração para as alunas e os alunos da EMESP Tom Jobim, incentivando a diversidade de vozes e perspectivas em um ambiente inclusivo e enriquecedor de formação musical.  

 

Confira a seguir a programação e participe!  

 

04/03 - SEGUNDA 

 

13h30 | Abertura da Semana EMESP Elas/Delas  

  

13h45 | Recital: Canto e Piano – Compositoras do século XVIII ao XX  

 Marília Vargas (canto) e Michiko Licciardi (piano) 

 

16h30 | Apresentação: Trio Que Chora 

Marta Ozzeti (flauta), Rosana Bergamasco (violão 7 cordas) e Cassia Maria (percussão) 

 

18h30 | Apresentação: Jazzmin’s Big Band 

Formada por mulheres, professoras e alunas da EMESP Tom Jobim 

Elenco: Marta Ozzetti (flautas), Laís Francischinelli, (clarinete), Fabrícia Medeiros (clarinete, clarone), Paula Valente (sax alto, soprano e flauta), Beatriz Pacheco (sax alto), Taís Cavalcanti (sax tenor), Mayara Almeida (sax tenor), Isabelle Menegasse (trompa), Grazi Pizani (trompete e flugel), Estefane Santos (trompete e flugel),  

Cindy Borgani e Luana Maele (trombones), Carol Oliveira (vibrafone/percussão), Lis de Carvalho (piano), Gabi Gonzalez (guitarra e violão), Gê Côrtes (baixo elétrico e acústico) e Priscila Brigante (bateria) 

 

05/03 - TERÇA 

 

14h30 | Palestra e Recital: Obras de E. Katunda, G. Marcondes e Clarisse Leite 

 Iracele Livero (piano) 

 

16h | Palestra: Mulheres Líricas Negras 

Edna D’Oliveira (cantora lírica e professora da EMESP Tom Jobim)  

 

17h30 | Recital: Compositoras do Barroco 

Concerto dos estudantes de Canto Barroco com obras de compositoras do Sec. XVII e XVIII (Elisabeth Jacquet de la Guerre, Francesa e Settimia Caccini e Barbara Strozzi) 

 

 

06/03 - QUARTA 

 

14h40 |Violência contra a mulher – Precisamos conversar sobre isso 

Coletivo Tamo Juntas (Rafaela Nepomuceno) 

 

16hRecital de piano, com Horácio Gouveia e alunas 

 

 

07/03 - QUINTA  

 

12h/13h – Recital Clara Schumann – Piano Trio Op.17 

Helena Picazzio – Violino  

Bruno William – Violoncelo 

Liliane Kans - Piano 

 

13h – Trio Lidris  – Obras de Lea Freire e Chiquinha Gonzaga 

Toninho Ferragutti, Adriana Schincariol Vercellino, Adriana Lombardi e Liliana Chiriac 

 

14h – Apresentação de Violoncelo e Vibrafone - Obra de Caroline Shaw (EUA) 

Márcia Fernandes e Vânia Bock 

Marcia Fernandes (Percussão) Vana Bock (Violoncelo) 

 

14h30 – Homenagem a Renata Montanari – Apresentação de quarteto e mesa redonda 

Lis Helena, piano; Gê Cortes, contrabaixo; Rui Saleme, guitarra; Beto Caldas, bateria; Camila Bomfim, mediação 

 

16h – Apresentação Coros de Ciclos – Obras de Yara Campos e Esther Scliar 

 

 

08/03 - SEXTA 

 

12h30 – Apresentação de professoras da EMESP Tom Jobim 

Iracele Livero, piano / Helena Piccazio, violino / Meryelle Maciente, violoncelo / Luiza Aquino Salles, piano 

 

14h30 – Concerto do Grupo Contemporâneo, percussão e flauta – Obras de Valéria Bonafé e Caroline Shaw; improvisos 

 

 

09/03 - SÁBADO 

 

10h - O que tem dentro da sua caixa?  

[atividade com foco para as famílias, com participação do Coletivo De Mãos Dadas e Serviço Social da EMESP Tom Jobim] 

 

11h – Apresentação Coros de 1º Ciclos - Obras de Yara Campos e Esther Scliar 

 

13h30 - Violência contra a mulher – Precisamos conversar sobre isso 

Coletivo Tamo Juntas (Rafaela Nepomuceno) 

 

SERVIÇO 

 

Semana Elas & Delas 2024 

Quando: 04 a 09/03 

Local: EMESP Tom Jobim (Largo General Osório, 147 - Luz, São Paulo-SP) 

Entrada: Gratuita (mediante capacidade dos locais) 

Classificação: Livre 

Site: https://emesp.org.br/ 

 

 

ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM   

Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente mais de 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.     

 

SANTA MARCELINA CULTURA   

Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do GURI, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro São Pedro. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.    

Comentários

Postagens mais visitadas