MAESTRINA E PIANISTA LIDERAM CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PIRACICABA EM ABRIL.
Duas mulheres estão à frente do próximo concerto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba): na batuta, a maestrina Cinthia Alireti, e como solista, ao piano, Simone Leitão. Obras de Jean Sibelius e Edvard Grieg integram o programa, com apresentações no sábado (27), às 16h e 19h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados online ou presencialmente.
O programa dos concertos incluirá duas obras do compositor finlandês Jean Sibelius: a primeira é "Finlândia, Op. 26", peça de 1899 que reflete o sentimento de despertar nacionalista do povo finlandês. A composição é considerada um símbolo da identidade nacional finlandesa e do nacionalismo musical do país, por ser criada para comemorar a independência do domínio russo.
Do mesmo compositor, a orquestra executa a "Suíte Karelia, Op. 11", inspirada nas melodias folclóricas da Carélia, província localizada entre a Finlândia e a Rússia e que na época despontava por preservar as tradições musicais e poéticas do país. A obra foi uma encomenda que Sibelius fez para comemorar a inauguração de um novo teatro na Finlândia e teve sua estreia na capital Helsinque, em 1893.
Com a participação da pianista Simone Leitão, a OSP apresentará o "Concerto para piano e orquestra, em Lá menor, Op. 16", de Edvard Grieg. A obra foi influenciada pelo estilo romântico do compositor alemão Robert Schumann e, nela, Grieg desafiou a estrutura tradicional dos concertos para piano, ao introduzir elementos como a ligação entre os movimentos e a presença de solos de piano no início do concerto.
Simone Leitão é uma pianista com uma sólida carreira internacional. Possui mais de 40 concertos anuais no Brasil, Europa, Estados Unidos e América Latina. É reconhecida por suas interpretações de Bach, Rachmaninoff, Beethoven, Villa-Lobos e Ginastera. É fundadora e diretora da Academia Jovem Concertante e da Semana de Música de Câmara do Rio (desde 2012).
A maestrina convidada Cinthia Alireti, regente titular e co-diretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), tem se destacado como diretora musical de diversas produções de óperas. Com colaborações como regente convidada no Brasil, na Alemanha, na França, no Equador e nos Estados Unidos, fomenta o desenvolvimento do ecossistema da música de concerto, por meio de eventos de discussão e informação com personalidades do meio, entre eles o Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social e o evento internacional Mulheres na Música de Concerto Hoje.
A retirada dos ingressos para os concertos deve ser feita a partir das 10h do dia 26 (sexta-feira), no site megabilheteria.com. A OSP disponibiliza ainda uma cota de 50 ingressos por sessão para serem retirados presencialmente, na bilheteria do Teatro, 30 minutos antes do início de cada apresentação. Solicita-se, na entrada do espetáculo, a doação de 1 quilo de alimento não-perecível, em prol do Fundo Social de Solidariedade.
A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com patrocínio prata das empresas Drogal, Hyundai e Phinia; parceria da Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, MegaBilheteria, Monte Sul, Padaria do Vovô, Rádio Jovem Pan e Rádio Educativa FM; e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
SERVIÇO - Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 27 de abril, às 16h e 19h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Piracicaba). Informações: osp.art.br ou nas redes sociais (facebook.com/sinfonicapiracicaba e instagram.com/sinfonicapiracicaba).
Comentários
Postar um comentário