BRAHMS E TCHAIKOVSKY: DOIS ÍCONES DA HISTÓRIA DA MÚSICA NASCERAM NO MESMO DIA. ARTIGO DE SPARTACO NOTTOLI NO BLOG DE ÓPERA & BALLET
No dia 7 de maio comemora-se o nascimento de dois ícones da história da música e que foram contemporâneos, a saber:
Johannes Brahms (1833, em Hamburgo na Alemanha). Cumpre-nos salientar que Brahms dedicou-se a todas as formas musicais, exceto o balé e a ópera, que não lhe interessavam; o seu domínio era realmente a música pura, onde reinou absoluto em seu tempo.
Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840, em Votkinsk na Rússia). A sua música, embora este não tenha feito parte do chamado Grupo dos Cinco, formado por compositores nacionalistas, tornou-se conhecida e admirada por seu caráter distintamente russo, bem como por suas ricas harmonias e belas melodias.
Assim, Tchaikovsky e Brahms nasceram no mesmo dia, mas separados por sete anos. “Não havia nada que os unisse. As suas personalidades eram completamente diferentes. São quase antagônicos: Tchaikovsky era um homem do Romantismo, Brahms era Neo-clássico”, sublinhou o maestro Antonio d’Almeida.
Segundo este mesmo maestro, “Tchaikovsky era explosivo no que diz respeito às emoções, enquanto Brahms preferia contê-las. O alemão era mais frio, mais clássico, e o russo, numa visão quase freudiana, podemos dizer que sublimava os vícios através da música”.
Comentários
Postar um comentário