SCHUMANN- COMPOSITOR ÍCONE DO ROMANTISMO. ARTIGO DE SPARTACO NOTTOLI NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
No dia 8 de junho de 1810 (em Zwickau, Alemanha) nasceu um dos maiores compositores da história da música e um ícone do romantismo, Robert Alexander Schumann.
Também poeta e advogado, foi um dos músicos que mais influenciaram os compositores do século XIX. Schumann dedicou a maior parte de suas obras ao piano, e são justamente essas peças, ao lado de seus "lieder" (canções), que garantem a sua imortalidade.
No entanto, podemos afirmar que, uma de suas composições de maior popularidade, é o seu Concerto para piano e orquestra, em lá Maior, opus 54. Escrito como um presente para sua mulher Clara, é uma das obras básicas do repertório pianístico.
No início de 1854, a saúde mental de Schumann se deteriorou drasticamente. Em 27 de fevereiro, ele tentou suicídio jogando-se no rio Reno. Ele foi resgatado por pescadores e, a seu pedido, foi internado em um sanatório privado em Endenich, perto de Bonn. Ele permaneceu lá por mais de dois anos, com intervalos intermitentes de lucidez durante os quais ele escreveu e recebeu cartas e às vezes ensaiou alguma composição.
Clara não viu seu marido até quase dois anos e meio em seu confinamento, e apenas dois dias antes de sua morte. O compositor morreu no sanatório aos 46 anos, em 29 de julho de 1856.
Comentários
Postar um comentário