NOTA DE PESAR - FALECIMENTO DO FESTIVAL DE ÓPERA DO THEATRO DA PAZ. ARTIGO DE JULIANA KRELING NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
É com grande tristeza que venho comunicar o falecimento do Festival de Ópera do Theatro da Paz.
O corte de 50% na verba destinada ao Festival de Ópera não afeta somente os profissionais que estão há meses trabalhando arduamente para entregar um trabalho excepcional -e que sequer sabem se irão receber os devidos honorários-, mas afeta também os jovens artistas que sonham em pisar naquele palco tão histórico e fazer dele um lar.
O Theatro da Paz foi meu primeiro sonho, minha primeira casa, meu primeiro amor, e para muitos jovens músicos do Norte, esquecidos no fundo da gaveta por descaso e falta de investimento, o único. Enquanto nortista, posso afirmar que tudo sempre foi roubado de nós: nossas riquezas, nosso pau-Brasil, nossa borracha, nossas matas… eu só não esperava que pudessem roubar também o nosso direito de sonhar em ser músico no Brasil. Que tristeza testemunhar de camarote a destruição de um patrimônio cultural.
Primeiro o Teatro Amazonas, agora o Theatro da Paz.
Quanto ao velório, não precisam se preocupar: não há verba nem para o enterro.
Meus parabéns aos envolvidos.
Juliana Kreling
Juliana, choro com vc esse descaso, mais essa morte que dói tanto! Quando estive há uns anos, no belíssimo Theatro da Paz, chorei de emoção! Agora
ResponderExcluirchoro de tristeza!
Essa realidade da cultura, no nosso Brasil e Pará, não é de hj. Não se pode conceber uma atrocidade dessa, ainda mais num momento em que Estado recebe tantos recursos pra COP 30!! Que tirem o dinheiro do fundo partidário, que é um dinheiro nosso e seria muito melhor aplicado na cultura!! VERGONHA desses gestores indefecáveis, movidos por razões em causa própria e de seus supostos partidos e totalmente alheios aos esforço e dedicação dos profissionais envolvidos no festival! Que o ministério público do Estado cumpra com sua responsabilidade e tome uma providência, imediata, para que esse descalabro seja revertido!!
ResponderExcluirA cultura mais uma vez sendo tratada como artigo superflúo, um "luxo consumido pelas elites". Quanta desfaçatez de quem gere o dinheiro do povo neste país.
ResponderExcluirInfelizmente há um descaso a cultura há décadas no Brasil. Acompanho óperas há meio século e está nítido o processo de extinção nacional. São Paulo e Rio ainda tem resistência, mas a cada ano com menos óperas em cartaz
ResponderExcluirMarco Antônio Seta disse: Realmente um caos ! A verdade é que nos cargos de direção artística, e nos demais administrativos, estão pessoas que não são do mettiêr; nada entendem de ópera e o pior de tudo: Odeiam Ópera. Sendo assim, o que se pode esperar deles ? É preciso mudá-los urgentemente !
ResponderExcluirParece uma reedição da derrocada da borracha após os dias de esplendor da "Belle Époque"...
ResponderExcluir