XII ENCONTRA NACIONAL DE MÚSICA ANTIGA EMESP TERÁ ENCONTRO DE ENCERRAMENTO NO THEATRO SÃO PEDRO/SP.
Concerto de encerramento do Encontro Internacional de Música Antiga em 2023 no Theatro São Pedro. Crédito Heloísa Bortz
Promovido pela Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, Encontro terá apresentação com Madrigal e Orquestra Barroca, sob regência do maestro japonês Ryo Terakado, dia 01 de setembro, no Theatro São Pedro
O XII Encontro Internacional de Música Antiga, promovido pela EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, terá seu concerto de encerramento no Theatro São Pedro, no dia 01 de setembro, domingo, às 17h. A atividade conclui um evento único no Brasil, com importante papel na preservação da cultura musical, desenvolvimento das alunas e dos alunos e formação de público.
Entre os dias 26 de agosto e 01 de setembro, professores, estudantes e convidados se envolvem em um projeto artístico-pedagógico sem igual no país, voltado para disseminar práticas interpretativas históricas e em despertar, tanto nos músicos quanto no público, a riqueza dos repertórios dos séculos 17 e 18.
Além de masterclasses de canto barroco e instrumentos de época, como o traverso e o cravo, o Encontro constituirá um Madrigal e uma Orquestra Barroca, que se apresentarão no concerto de encerramento do festival, sob regência do renomado maestro Ryo Terakado, professor no Conservatório Real de Haia, nos Países Baixos, e na Escola de Música Toho Gakuen, em Tóquio, no Japão. O programa inclui obras de Jean-Philippe Rameau (1683 - 1764) e Johann Sebastian Bach (1685 - 1750). Para quem quiser conferir o ensaio-geral aberto da apresentação, a atividade é gratuita e ocorre no Theatro São Pedro, no dia 31 de agosto, sábado, às 11h.
Composição musical vocal popular durante o Renascimento e o início do período Barroco (entre os séculos 14 e 17), o Madrigal era comumente elaborado para um pequeno grupo de vozes a capella, explorando temas líricos, poéticos e emocionais. No Theatro São Pedro, o concerto do dia 01 de setembro buscará oferecer ao público uma compreensão mais profunda da música barroca, das técnicas de execução e das práticas culturais daquele período, promovendo a conexão entre pessoas que compartilham interesses pelo passado musical.
Transmissão ao vivo
O concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim, em: www.youtube.com/tjemesp
SERVIÇO
XII Encontro Internacional de Música Antiga EMESP
MASTERCLASSES, ORQUESTRA BARROCA E MADRIGAL
Local: EMESP Tom Jobim (Largo General Osório, 147 – Luz - São Paulo/SP)
MASTERCLASS DE CRAVO | Com Alessandro Santoro
26/08 - 14h30 às 17h30
MASTERCLASS DE CANTO BARROCO | Com Marília Vargas e Isabel Kanji
27/08 - 14h30 às 17h30
MASTERCLASS DE VIOLINO BARROCO (LINGUAGEM DA MÚSICA ANTIGA) | Com Ryo Terakado (Japão/Bolívia)
28/08 - 14h30 às 17h30
MASTERCLASS DE VIOLINO BARROCO | Com Luís Otavio Santos
29/08 - 14h30 às 17h30
TRAVERSO | Com Lívia Lanfranchi
29/08 - 14h30 às 17h30
FLAUTA DOCE BARROCA | Com Ricardo Kanji
30/08 - 14h30 às 17h30
OBOÉ BARROCO | Com Natália Chahin
30/08 - 14h30 às 17h30
ORQUESTRA BARROCA
ENSAIOS NA EMESP
26 e 27/08 - 9h30 às 12h30
ENSAIOS NO THEATRO SÃO PEDRO
28 e 30/08 - 9h30 às 12h30
MADRIGAL
ENSAIOS NA EMESP
26 e 27/08 - 9h30 às 12h30
ENSAIOS NO THEATRO SÃO PEDRO
28 e 30/08 - 9h30 às 12h30
***
CONCERTO DE ENCERRAMENTO DO XII ENCONTRO DE MÚSICA ANTIGA EMESP NO THEATRO SÃO PEDRO
Ryo Terakado, regência
PROGRAMA
JEAN-PHILIPPE RAMEAU (1683 - 1764)
Suíte “Les Indes Galantes”
JOHANN SEBASTIAN BACH (1685 - 1750)
Concerto para dois violinos e orquestra em ré menor
Cantata BWV192 “Nun Danket Alle Gott”
Ensaio-geral aberto: 31/08, 11h (gratuito)
Data: 01/09
Horário: 17h
Local: Theatro São Pedro (Rua Barra Funda, 171 – São Paulo/SP)
Ingressos: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)
RYO TERAKADO
Terakado começou a estudar violino aos quatro anos. Ele ganhou o segundo prêmio no All Japan Youth Musical Competition aos quatorze anos e estudou no Tōhō Gakuen Daigaku em Tóquio. Em 1984, tornou-se concertino da Orquestra Filarmônica de Tóquio. Aos dezenove anos se interessou pelo violino barroco. Estudou a partir de 1986 com Sigiswald Kuijken e se formou como solista três anos depois. A partir de 1987, tem atuado como concertino em diversas orquestras barrocas na Europa e no Japão, incluindo Les Arts Florissants, La Chapelle Royale, Collegium Vocale Gent, La Petite Bande e a Orquestra Tokyo Bach-Mozart. Foi concertino do Bach Collegium Japan que atua nas gravações completas das cantatas de Bach, dirigidas por Masaaki Suzuki, tocando não só violino, mas também viola e viola d'amore. Como concertino do Il Gardellino, conduziu uma gravação de cantatas solo de Bach para baixo com Dominik Wörner, como Ich will den Kreuzstab gerne tragen, BWV 56. Terakado gravou as sonatas e partitas de Bach para violino solo, e também suas suítes para violoncelo, tocando-as em um violoncelo da spalla. Como maestro, ele executou óperas barrocas como Dido und Aeneas e The Fairy Queen de Purcell, Pigmalion de Rameau e trechos de óperas de Jean-Baptiste Lully e Mozart. Ele é professor no Conservatório Real de Haia e na Escola de Música Toho Gakuen.
ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente mais de 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
SANTA MARCELINA CULTURA
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro São Pedro. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
E a reabertura do Cultura Artística, ninguem vai falar? Reduto da aristocracia paulistana, mas programação de alto nível .
ResponderExcluircultura artistica: primeiro concerto, com discursos chatos e desnecessarios de abertura, o presidente do cultura até ficou emociando, mas não me convenceu hahaha
ResponderExcluirorquestra excelente, como era de se esperar, belíssimo concerto de piano de beethoven com o jan lisiecki. acustica do teatro não impressionou, parece uma mini sala sp, com muito brilho(agudos realçados).
publico tradicional, com empresarios entediados ao celular, uns poucos jovens inquietos(praga), celular reinando num mundo de idiotas, nossa sociedade "moderna".
Transmitiram um concerto da Orquestra Municipal de SP no Cultura Artística, está no YOUTUBE. O som está terrível, uma cacofonia infernal, imaginei que parte dos problemas eram por causa de uma gravação ruim, mas já tem gente que esteve na sala confirmando o fato da acústica desse recinto passa longe do ideal. Isaac Carneiro Victal
Excluirpalco e espaço pequeno para uma orquestra tradicional, caso da OMS. não tem como soar bem. é mais para formações de câmara, ainda assim parece que não se preocuparam com a acústica do teatro, na construção. situação bem normal poraqui, para não enacarecer a obra e porque ninguem entende ou dá importancia à acústica. grande erro. pra mim, o melhor som é no municipal, teatro feito para voz, para ópera, mas muito bom para orquestras.
ResponderExcluir