CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE ABRE A 18ª FEIRA LITERÁRIA DE VIAMÃO/RS .
Apresentação gratuita acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, às 19h
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) – fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS) – embarca para Viamão na próxima quinta-feira (19/09). O concerto marca a abertura da 18ª Flivi – Feira Literária de Viamão e acontece na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, patrimônio histórico tombado pelo Iphan. O diretor artístico e regente titular da OSPA, Evandro Matté, comanda a apresentação, que conta com grandes clássicos da música de concerto e tem a participação do cantor lírico Alexandre Vaz como solista. O evento é gratuito, com entrada por ordem de chegada.
O concerto integra a Série Interior da Temporada 2024 da OSPA, que promove a circulação da música de concerto por todo o Rio Grande do Sul. No repertório, estão obras curtas e familiares ao público, como a animada abertura da ópera “Cavalaria Ligeira”, de Franz Von Suppé (1819-1895), a delicada “Ária”, da “Suíte Orquestral nº 3”, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), e a bela “Valsa do Imperador”, de Johann Strauss II, entre outras peças instrumentais de Ludwig van Beethoven (1770-1827), Johannes Brahms (1833-1897), Jacques Offenbach (1819-1880) e do brasileiro Alberto Nepomuceno (1864 - 1920), que vem sendo celebrado por seus 160 anos em 2024.
O tenor Alexandre Vaz, vencedor do Prêmio Júri Popular do 1º Concurso de Canto Decápolis de Andrade e dos grandes prêmios do Eloise Campbell-Long Award e do 17º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, participa da apresentação cantando três árias extraídas das óperas “Don Giovanni”, de Wolfgang Amadeus Mozart ( 1756-1791), “L’Elisir D’Amore”, de Gaetano Donizetti, e “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Rossini (1792-1868). Em cada obra, o cantor interpreta um papel diferente, como na ária "Ecco Ridente In Cielo", de Rossini: “É da ópera mais famosa de seu catálogo, ‘Il Barbiere di Siviglia’ (O Barbeiro de Sevilha), e por que não dizer, uma das óperas mais famosas do mundo, essa ária é a primeira tentativa de disfarce do Conde D'Almaviva ao se passar por um jovem comum tentando conquistar Rosina”, explica Alexandre.
Sobre a Feira Literária de Viamão
A 18ª Feira Literária de Viamão acontece de 20 a 29 de setembro, na praça em frente à Igreja Matriz, no Centro de Viamão. A programação gratuita traz autores e lançamentos, bate-papo, autógrafos, apresentações de música, dança, teatro e programação infantil. Mais informações no site flivi.org.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
CONCERTO DA SÉRIE INTERIOR – VIAMÃO
Quando: Quinta-feira, 19 de setembro de 2024, às 19h
Onde: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Praça Cônego Bernardo Machado, s/nº, Viamão)
ENTRADA FRANCA
Este evento disponibiliza medidas de acessibilidade.
PROGRAMA
Franz Von Suppé | Abertura da ópera Cavalaria Ligeira
Ludwig van Beethoven | Abertura Coriolano, Op. 62
Wolfgang Amadeus Mozart | Il Mio Tesoro, da ópera Don Giovanni
Solista: Alexandre Vaz
Johann Sebastian Bach | Ária da Suíte Orquestral nº 3 em Ré Maior, BWV 1068
Gaetano Donizetti | Una Furtiva Lagrima, da ópera L’Elisir D’Amore
Solista: Alexandre Vaz
Johann Strauss II | Valsa do Imperador
Gioachino Rossini | Ecco, Ridente in Cielo, da ópera O Barbeiro de Sevilha
Solista: Alexandre Vaz
Alberto Nepomuceno | Batuque, da Série Brasileira
Johannes Brahms | Dança Húngara nº 5
Jacques Offenbach | Galop, da opereta Orpheus
Apresentação: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre
Regente e diretor artístico: Evandro Matté
Solista: Alexandre Vaz (tenor)
Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio da Temporada Artística: Banrisul Corretora de Seguros, Banrisul, John Deere, Gerdau e Bazk.
Apoio da Temporada Artística: Panvel, Trento, Sponchiado, Cavaletti, Unimed, Triel-HT, Intercity e Imobi.
Apoio institucional: Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e Prefeitura de Viamão.
Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação OSPA, Secretaria da Cultura do RS, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Acompanhe as notícias da Fundação OSPA:
Comentários
Postar um comentário