ENTREVISTA BOMBÁSTICA QUE EU ME CONCEDO COMO UMA OPORTUNIDADE PARA FALAR MAL DE TODO MUNDO! AUTO-ENTREVISTA DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


Tomei a liberdade de me entrevistar, eu me entrevisto e depois respondo, isso mesmo! Nenhum veículo de grande mídia publicaria, então vamos lá...



OS GRANDES CLÁSSICOS VALEM O MESMO QUE OBRAS MODERNAS?
Nada impede uma obra nova que não segue a tradição do que é bom ou ruim em arte, ela mesma acabar se convertendo num clássico um dia. Pode acontecer de uma obra extremamente complexa ser considerada uma obra inferior comparada à uma peça bem mais simples. Não imaginam quantas peças de música sacra ou extensas sinfonias que foram escritas ao longo da história e nunca integrarão o repertório por serem peças extremamente maçantes e sem graça, esse não é um fenômeno que acontece só com a música contemporânea

QUEM VC PENSA QUE É PARA JULGAR O VALOR DE UMA OBRA DE ARTE?

Quem eu sou não interessa, se atenha aos argumentos e não a quem está falando. Se as pessoas soubessem quantos músicos geniais tinham opiniões criticas absurdas sobre os seus colegas célebres... Stravinsky por exemplo preferia as óperas da trilogia popular de Verdi e desprezava as obras da maturidade desse compositor. Debussy não gostava de quase nada que Berlioz escreveu, Berlioz por sua vez afirmou que fugia de uma fuga de Bach antes que ela terminasse...

DE QUAIS CANTORES VC GOSTA? E DE QUAIS INSTRUMENTISTAS?
Soprano estelar Victoria de Los Ángeles, tenor Fritz Wunderlich, contralto Oralia Dominguez, baixo Kurt Moll. Piano Alicia de Larrocha.Violino Henrik Szeryng, Salvatore Accardo e Anne Sophie Mutter. Cello Pierre Fournier e destaco tambem o trompetista Maurice André. Orquestra seria a da Rádio Bávara de Munique.

QUAL SALA DE CONCERTOS GOSTARIA DE CONHECER?

Para mim sala do Muzikverein de Viena tem a melhor acústica do mundo, não me agrada por exemplo a acústica do Concertgebouw, uma sala menos conhecida o Victoria Hall de Genebra tem acústica melhor que essa famosa sala holandesa a meu ver, preferiria portanto conhecer a sala vienense. A sala da minha orquestra preferida, a da Rádio Bávara , Herkulesaal, para mim também é excelente. O famoso livro de Leo Beranek sobre a acústica das grandes salas de concerto do mundo, destaca a maior clareza do som orquestral no famoso recinto vienense em comparação com o espaço similar em Amsterdam. Sou uma pessoa que aprecia sobretudo um som orquestral claro, com os naipes claramente distintos.

A SALA DO CONCERTGEBOUW É PERFEITA!

Não é perfeita, é ótima para música sinfônica romântico tardia austro germânica, mas experimente ouvir uma peça como a Sagração da Primavera de Stravinsky gravada no Concertgebouw. Não soa tão bem. Mas não se compara com a terrível acústica da Sala São Paulo, onde a cacofonia sempre reina, não importa o repertório que toquem.

VC É UMA PESSOA RIDÍCULA! VC ACHA MESMO QUE ALGUÉM SE IMPORTA COM O QUE VC ESCREVE?

Isso não me interessa! O que acham de mim não importa e ademais, não posso controlar o que as pessoas pensam sobre mim, portanto nem ligo. O atraso cultural do Brasil é um problema que julgo ainda pior do que o atraso econômico. Até pois as elites do Brasil, da mesma forma que não querem perder seus privilégios seculares, também parecem restringir ao máximo o acesso ao povo à cultura. Por exemplo da mesma forma que durante muito tempo os ricos brasileiros mandavam seus filhos estudarem no estrangeiro pois aqui não existiam universidades, é uma política esse negócio do Brasil ter poucos museus, teatros, salas de concertos com orquestras tocando, etc. Isso não é por acaso, é para elitizar mesmo ao máximo o acesso à cultura. Inclusive boa parte dos ataques que recebemos aqui revelam esse esnobismo, deixam claro os anônimos que atacam a gente aqui que nós não fazemos parte da panelinha dos "críticos oficiais" e consentidos...

Isaac Carneiro Victal

Comentários