ORQUESTRA DA USP HOMENAGEIA CAMARGO GUARNIERI.
Com mais de 700 obras compostas, Mozart Camargo Guarnieri é um dos compositores brasileiros mais interpretados no exterior. O maestro comandou a Osusp de 1975 a 1993 |
Com a chegada de setembro a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) prepara-se para a Segunda Semana Camargo Guarnieri, iniciativa criada em 2023. O evento consiste em uma série de concertos em homenagem ao compositor e maestro Camargo Guarnieri, que foi o primeiro diretor artístico e regente titular da Osusp. Camargo Guarnieri, frequentemente descrito como um dos mais importantes compositores brasileiros, é referência cultural para a música erudita nacional. Com mais de 700 obras compostas, Camargo é um dos autores brasileiros mais interpretados no exterior, somando mais de 100 títulos nacionais e internacionais, além de inúmeros prêmios e condecorações. Em 1975, Guarnieri tornou-se diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp), cargo que ocupou até sua morte, em 1993. A abertura, no dia 20/09, apresenta “Cores Brasileiras”, concerto de música de câmara instrumental que terá a participação de professores d dos Departamentos de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), além de músicos convidados. No dia 21/09, às 16 h, será a vez de “Conversas Modernistas” - concerto para orquestra em pequenas e variadas formações, sob regência de Tobias Volkmann, regente titular da Osusp. No dia 27/09, prossegue com “Camargo Guarnieri: reflexos e contracantos”, concerto de música vocal com Manuela Freua (soprano), Albert Andrade ( baixo-barítono), o pianista Ricardo Ballestero e o Coralusp Sestina, sob a regência de Márcia Hentschel. O encerramento da Segunda Semana Camargo Guarnieri será realizado na Sala São Paulo, no sábado, dia 28/09 às 11 horas, com o programa "Camargo Guarnieri e Francisco Mignone: duas vidas semelhantes”, concerto com grande formação sinfônica sob a regência de Tobias Volkmann. “Sou um apaixonado pela música brasileira e naturalmente pela obra de Camargo Guarnieri. Desde que tive o primeiro contato com as suas obras, ainda como estudante, apaixonei-me imediatamente pela verve modernista brasileira que perpassa sua obra. Portanto, é um imenso privilégio poder suceder a um dos maiores compositores das Américas frente à orquestra que ele fundou e, já na primeira temporada, ter a honra de conceder artisticamente a semana dedicada ao seu legado”, afirma o regente Tobias Volkmann.
Complementando a programação, a Orquestra Sinfônica da USP produziu um mini documentário sobre suas origens e reverberações para o futuro, enfatizando a onisciente presença do seu primeiro maestro, Camargo Guarnieri. O documentário será apresentado em parceria com o Cinusp de maneira inédita em uma sessão única antecedendo o concerto de abertura, dia 20 de setembro, às 20h. Apenas as cem primeiras pessoas a se apresentarem no local, com ingressos reservados, terão a oportunidade de assisti-lo logo antes do concerto. A Segunda Semana Camargo Guarnieri é gratuita e conta com a parceria do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), dos Departamentos de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), do Coral da USP (Coralusp), do Cinema da USP (Cinusp) e da Sala São Paulo. Os concertos da Osusp são gratuitos e solidários, sendo as entradas reservadas através da plataforma AppTicket, disponível no site (usp.br/osusp) e garantidas através da doação de 1 kg de alimentos não perecíveis e/ou brinquedos novos. SERVIÇO “Cores Brasileiras” Concerto de música de câmara instrumental em celebração à paixão de Camargo pela cultura brasileira, com a participação de professores do Departamento de Música da ECA/USP e FFCLRP/USP, além de músicos convidados.
● Quando: 20/09/2024 (sexta-feira), 20h30. ● Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã, São Paulo) ● Mini Documentário, 20/09/2024 (sexta-feira), 20h. ● Link para reserva de ingressos!
Sessão mini documentário, em parceria com Cinusp
● Quando: 20/08/2024, (sexta-feira), às 20h. ● Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã, São Paulo). ● Apenas as 100 primeiras pessoas que chegarem ao Centro Cultural Camargo Guarnieri, com os ingressos reservados para o concerto, terão a oportunidade de assistir ao mini documentário. “Conversas Modernistas” Concerto para orquestra em pequenas formações variadas sob a regência de Tobias Volkmann, relembrando as tendências modernistas do Maestro. ● Quando: 21/09/2024 (sábado), 16h. ● Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã, São Paulo). ● Link para reserva de ingressos!
“Camargo Guarnieri: reflexos e contracantos” Concerto de música vocal com Manuela Freua (soprano), Albert Andrade ( baixo-barítono), o pianista Ricardo Ballestero e o Coralusp Sestina, sob a regência de Márcia Hentschel.
● Quando: 27/09/2024 (sexta-feira), 20h30. ● Local: Centro Cultural Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã, São Paulo) ● Link para reserva de ingressos!
“Camargo Guarnieri e Francisco Mignone: duas vidas semelhantes” Concerto com grande formação sinfônica sob a regência de Tobias Volkmann.
● Quando: 28/09/2024 (sábado), 11h. ● Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, 01218-020) |
Com informações da Orquestra Sinfônica da USP |
Comentários
Postar um comentário