SOBRE OS ATAQUES QUE RECEBEMOS POR FALAR O QUE PENSAMOS. ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.



Nosso blog é o único dedicado à música clássica no Brasil onde qualquer um pode comentar falando o que quiser, inclusive atacando a gente! Por outro lado também nos permitimos a liberdade nós críticos desse blog, de falarmos realmente o que pensamos.


Eu que escrevo aqui nunca tive sequer uma palavra censurada pelo editor Ali Hassan Ayache.

Então recebemos todo tipo de ataques, muitas vezes diminuindo o blog apenas por ser um blog, ou atacando pessoalmente nós que colaboramos nesse espaço, sem se ater a responder ao mérito das críticas que fazemos.

Pois bem um dos nossos colegas nessa empreitada, Wagner Correa de Araújo, crítico mineiro radicado no Rio especializado em dança(estudamos na mesma universidade, a UFJF, Federal de Juiz de Fora) acaba de devido à sua participação no site internacional "Dance Review", ter seus textos, bem como todos os outros publicados nesse site gringo, selecionados para fazer parte do acervo da Biblioteca Nacional da França. O mesmo material que ele publica nesse site estrangeiro aparece em Ópera e Ballet. Essa é a primeira vez que o trabalho de "blogueiros", como gostam de falar quem quer desmerecer nosso trabalho, recebe esse reconhecimento de uma instituição dessas.

O que vão dizer as pessoas que desmerecem o conteúdo de um blog apenas por se tratar de um blog? O que vão dizer os que desmerecem o nosso trabalho nesse espaço dizendo que não somos nada? O que vão dizer os indivíduos que atacam nossa independência ou mesmo caçoam dela, acostumados que estão com os funcionários da Globo, da Folha de SP ou do Estadão, dando a entender que eles são melhores que nós apenas por terem ordenados pagos essas grandes empresas de comunicação?

A internet pode ter muitos problemas, mas abriu possiblidades e aumentou em graus nunca antes vistos a liberdade de expressão das pessoas. As pessoas mais cedo ou mais tarde vão ter que aceitar isso. Também vão ter que entender que nem todo mundo se vende para ficar falando bem de diretores, políticos, estrelas e acha o máximo trabalhar na grande mídia.

Isaac Carneiro Victal


Comentários

  1. Bravíssimo 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso ter sensibilidade para apreciar um ballet ou entrar na teia melódica de uma ópera. Estas expressões superiores da arte vão sempre coexistir com o "batuque"

      Excluir
  2. Percebi que uma postagem que citava nominalmente um diretor de uma orquestra famosa, desapareceu. Foi censura ou processo?

    ResponderExcluir
  3. Texto verdadeiro! Parabens Wagner.

    ResponderExcluir

Postar um comentário