PELA PRIMIERA VEZ NO PALCO DO THEATRO MUNICIPAL DO RJ A ÓPERA "RUSALKA" DE ANTONÍN DVORÁK.

 


 Arte: Carla Marins

(fotos: Daniel Ebendinger) - Ludmilla Bauerfeldt e Giovanni Tristacci na Ópera Rusalka no TMRJ

 

Pela primeira vez no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a ópera Rusalka, de Antonín Dvořák, com Coro e Orquestra Sinfônica da casa, estreia no dia 14 de novembro (quinta), com récitas também nos dias 16/11(sábado) e 22/11(sexta), às 19h e 24/11(domingo), às 17h. Haverá ainda em 13/11, às 14h, o Projeto Escola Arte Educação Petrobras. A montagem é uma coprodução com o Auditório de Tenerife, na Espanha, país onde esteve em cartaz em março deste ano e agora, chega ao Municipal. A concepção e direção cênica é de André Heller-Lopes e a direção musical e regência ficam a cargo de Luiz Fernando Malheiro.


Com o Patrocínio Oficial Petrobras, Rusalka contará com um elenco convidado de peso como Ludmila Bauerfeldt e Paolla Soneghetti, Giovanni Tristacci, Eliane Coelho e Tati Helene, Licio Bruno e Murilo Neves, Denise de Freitas e Fernanda Schleder, alternando-se nos principais papéis. Os ingressos podem ser adquiridos através do site www.theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro, a partir do dia 5 de novembro, às 14h.

 

“Trazer a ópera Rusalka ao palco do Municipal nos enche de alegria. A montagem conta com coprodução com o Auditório de Tenerife e patrocínio oficial da Petrobras, o que nos garante espetáculos ainda mais grandiosos e memoráveis. Esperamos que nosso público lote a casa, como é de costume, e saia encantado com a apresentação do Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Não percam! – ressalta a Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino.

 

“Rusalka chega com elencos repletos de estrelas da lírica nacional, além de debuts em nossa temporada oficial. Conta ainda com alguns dos melhores artistas da casa! O Coro e a OSTM estão sob a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, que retorna ao nosso palco, após o grande sucesso de La Traviata. Realmente, é imperdível essa linda produção!" – destaca o Diretor Artístico da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Eric Herrero.

 

“Encenar Rusalka em pleno 2024 é como tentar encontrar uma “abertura”, uma passagem mística que reconecta nosso mundo duro e muitas vezes cruel com uma certa esperança mágica das lendas. Um clássico com um desvio inesperado, um sabor especial” – afirma o diretor cênico, André Heller-Lopes.

Denise de Freitas (Jezibaba) e Ludmilla Bauerfeldt (Rusalka)

Licio Bruno (Vodnik) e as ninfas

 

PRIMEIRO ATO

No meio do bosque, de noite, três ninfas brincam e dançam na borda do lago com o Senhor das Águas. A ninfa Rusalka, que sofre por amor de um jovem que vem sempre ali para nadar, pede a ele conforto para sua melancolia. O Senhor tenta, de qualquer forma, dissuadi-la desse amor impossível, mas Rusalka está decidida a assumir feições humanas a qualquer custo. Visto a inutilidade de qualquer objeção, o Senhor lhe indica a choupana da bruxa, a única em condições de ajudá-la. Antes de fazer a transformação em mulher, Rusalka pede à lua que a sua decisão não afaste o afeto do Senhor, seu pai. A bruxa Jezibaba aceita em fazer a transformação mas lhe adverte que não será indolor: quando ela for um ser humano ficará completamente muda! E não é só: se ela tivesse que regressar do mundo dos homens, Rusalka seria amaldiçoada e condenada a matar o seu amado. Rusalka está disposta a tudo e a bruxa lhe dá a poção mágica. Ao amanhecer, precedido por uma canção de um caçador, acontece o desejado encontro. O jovem nadador, que é o Príncipe, chega e se apaixona à primeira vista pela bela silenciosa e a conduz consigo ao castelo para desposá-la.

 

SEGUNDO ATO

Enquanto no castelo se prepara o casamento de Rusalka e o Príncipe, o Guarda-caça e o Ajudante de cozinha comentam os últimos acontecimentos. A estranha noiva preocupa os habitantes e já se diz que o príncipe se interessou pela bela Princesa que acabou de chegar com os hóspedes. Interesse que faz sentido pois a beleza enigmática de Rusalka já empalideceu quando confrontada com a humaníssima paixão da princesa, que demonstra estar decidida a arrancá-lo da rival muda. Ao olhar paterno do Senhor das Águas não foge a infeliz situação de Rusalka que procura nele, ainda, conforto da amarga desilusão que aparece como sendo inevitável. Enquanto os dois jovens vão ao jardim confessar seus sentimentos, ocasionando uma indignada reação do Senhor, que ameaça o príncipe pela sua traição, a orgulhosa e despeitada Princesa abandona o Príncipe desmaiado, frente ao seu obscuro destino.

 

TERCEIRO ATO

Ao cair da noite a pálida Rusalka volta ao lago do bosque, desesperada, para pedir nova ajuda a Jezibaba. O sangue do Príncipe poderia resgatar a maldição, mas Rusalka prefere aceitar a solidão e recusa a faca que a bruxa lhe oferece. Não apenas Rusalka desaparece entre as ondas que chegam o Guarda-caça e o Ajudante. Também eles querem ajuda da bruxa para tirar o feitiço que atingiu seu o patrão doente de amor, mas fogem aterrorizados frente ao Senhor, que amaldiçoando o gênero humano, jura vingança. As ninfas voltam a brincar com o Senhor mas ele está preocupado com Rusalka que foi expulsa da água pelas irmãs. O Príncipe volta ao lago onde encontrou a bela ninfa cuja alma, agora perdida para sempre, o acusa, docemente, pela sua traição. O Príncipe implora seu perdão e pede que ela lhe dê a paz, que não encontrou mais depois que ela o mandou embora.. Ela o avisa que seu beijo, agora, é mortal, mas o Príncipe não pede mais do que morrer entre os seus braços para, assim, não se separar mais dela. Ela o beija, ele morre e Rusalka volta para as profundezas das águas. O amargo comentário do Senhor das Águas, a este trágico epílogo, está contido na sua pergunta, sem resposta: qual o sentido do sacrifício doloroso da sua filha?

(Por Bruno Furlanetto)

(foto: Divulgação)

 

Sobre Luiz Fernando Malheiro

É um dos principais nomes da ópera no Brasil com mais de 60 títulos regidos. É Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Amazonas Filarmônica e do Festival Amazonas de Ópera. Foi diretor artístico do Teatro São Pedro de São Paulo e diretor de Ópera no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Regeu as principais orquestras brasileiras e também no Festival de Ópera de La Coruña, Sinfônica de Miami, Sinfônica de Bari, Filarmônica Marchigiana, Ópera Nacional de Sófia, Sinfônica de Porto Rico, Teatro de Bellas Artes do México, entre outros. É o único brasileiro a ter regido integralmente O Anel do Nibelungo de Wagner. 

(foto: Léo Aversa)

 

Sobre André Heller-Lopes

Ganhador por três vezes consecutivas o Prêmio Carlos Gomes, André Heller-Lopes, é dono de uma trajetória impar no Brasil. Professor da UFRJ, é PhD pelo Kings College London e especializou-se na Royal Opera House de Londres, na Ópera de São Francisco e o Metropolitan Opera.Dirigiu e produziu importantes trabalhos no Brasil e no exterior: Salome, Nabucco, Die Walküre, O Diário do Desaparecido, Savitri, Don Pasquale e Idomeneo (Theatro Municipal do Rio de Janeiro e CCBB-RJ); Die Walküre, Götterdämmerung, La Fille du Régiment, Falstaff, Samson et Dalila, Der Rosenkavalier, Adriana Lecouvreur e Andrea Chénier (Theatro Municipal de São Paulo, Teatro São Pedro e OSESP), Hanselund Gretel, Trouble in Tathiti, A Bela Adormecida, Nabucco (Lisboa); Tosca e Eugene Onegin (Salzburgo); Manon Lescaut, Rigoletto, Jenůfa e Don Pasquale (Buenos Aires); Tristan und Isolde e Médee (Manaus); Macbeth e Ariadne auf Naxos (Montevideo); Rigoletto e Lucia di Lammermoor (Belo Horizonte), A Midsummer’s Night Dream — indicado ao Opera Awards em 2014; La Finta Giardineira, Don Giovanni, Così fan tutte e Le Nozze di Figaro, na Polônia; Aïda de Verdi, na Alemanha; Faust, no Chile; La Zorrita Astuta, na Colômbia, A Viúva Alegre (Estônia), Anna Bolena (Manaus), A Raposinha Astuta (São Paulo) e La Traviata (Rio de Janeiro). Em 2024 estreou na Espanha com Rusalka, que será apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; dentre seus projetos futuros destacam-se a estreia Latino-Americana de Friedenstag, de R Strauss, e o retorno a Espanha para encenar Romeo e Juliette, de Gounod.

  

Eliane Coelho (Princesa Estrangeira) e Giovanni Tristacci (Príncipe)


Solistas:

Ludmila Bauerfeldt (dias 14, 16 e 24) e Paolla Soneghetti (dias 13 e 22) – Rusalka

Giovanni Tristacci – Príncipe

Eliane Coelho ((dias 14, 16 e 24) e Tati Helene (dias 13 e 22) – Princesa Estrangeira

Denise de Freitas (14, 16, 22 e 24) /Fernanda Schleder (dia 13) – Jezibaba

Licio Bruno (14, 16 e 24) e Murilo Neves (dias 13 e 22) – Vodnik

Carolina Morel, Mariana Gomes e Lara Cavalcanti - Três Ninfas

Geilson Santos – Vaňku

Hebert Campos – Jářku

  

Ficha Técnica:

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Cenografia: Renato Theobaldo

Iluminação: Gonzalo Córdoba

Figurinos: Marcelo Marques

Concepção e Direção Cênica: André Heller- Lopes

Direção Musical e Regência: Luiz Fernando Malheiro

Direção Artística TMRJ: Eric Herrero

 

Serviço:

Rusalka, de Antonín Dvořák

Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Datas: 14/11 (estreia), 16/11 e 22/11 – 19h, 24/11 – 17h

Projeto Escola – 13/11 às 14h

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, s/n° - Centro

Duração: 2h30 + intervalo

Classificação: 12 anos

Ingressos:

Frisas e Camarotes – R$90,00 (ingresso individual)

Plateia e Balcão Nobre – R$80,00

Balcão Superior e Lateral – R$50,00

Galeria Central e Lateral– R$20,00

Ingressos através do site www.theatromunicipal.rj.gov.br ou na bilheteria do Theatro a partir do dia 5 de novembro, às 14h.

Haverá uma palestra gratuita no Salão Assyrio uma hora antes do início de cada espetáculo.

Patrocinador Oficial Petrobras

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio Paradiso Rio, Fever, Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, Consulado Honorário da República Tcheca no Rio de Janeiro, Compatriotas e Amigos da Tchéquia no Rio de Janeiro

Realização Institucional: Associação dos Amigos do Teatro Municipal, Fundação Teatro Municipal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Lei de Incentivo à Cultura

Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução

Comentários

  1. Marco Antônio Seta disse: Um assunto que há décadas vem à tona: Por quê não realizar um intercâmbio de produção de óperas entre os principais centros do Brasil. Anunciar esse assunto, é coisa banal e não surte efeitos concretos. A razão pela qual isso não acontece é uma só: "Rusalka", por exemplo, poderia vir a São Paulo ! Porém a vaidade daqueles que a produzem lá no Rio de Janeiro, não permite que a produção venha nos visitar, assim também como a diretoria do Theatro Municipal de São Paulo, não faz a mínima questão de que a ópera Rusalka, de Antonin Dvorak desembarque no palco paulistano. E assim as coisas correm, considerando-se a inversão dos interesses das principais cidades brasileiras. Quem perde; é o povo que habita naquelas cidades envolvidas.

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