O Festival de Ópera do Teatro da Paz de Belém do Pará apresentou durante mais de 20 edições excelentes produções operísticas com casa sempre lotada. Nos últimos anos as produções sumiram e o festival passou para a quase inexistência.
O Festival Amazonas de Ópera de Manaus era destaque todo ano no cenário lírico brasileiro. Apresentaram a tetralogia "O Anel do Nibelungo" de Richard Wagner e diversos títulos que enriqueceram a ópera nacional. Em 2024 ele foi cancelado.
O fim desses dois importantes festivais acabou com a ópera no Norte do Brasil. Que lambança!


Reflexo da direção do Theatro da Paz ter sido entregue à alguém que declaradamente odeia opera e está fazendo questão de destruir os corpos artísticos do Theatro.
ResponderExcluirCada dia a orquestra perde mais o espaço dentro da própria casa, os salários são baixos e o desrespeito é enorme!
Marco Antônio SETA disse : "Bons tempos em que Gilberto Chaves era o diretor artístico e produzia belas óperas no Theatro da Paz ! "L"Elisir d'amore", "Il Trovatore", "Mefistofele", "Otello", "El Buque Fantasma" (Wagner); "Os Pescadores de Pérolas" entre outras preciosidades líricas. (Crítico de ópera do Opera&Ballet com exclusividade).
ResponderExcluir