A VIÚVA ALEGRE : A MAIS GLAMOUROSA CRIAÇÃO DE FRANZ LEHÁR ABRE A TEMPORADA 2025 DO MUNICIPAL CARIOCA. CRÍTICA DE WAGNER CORRÊA DA ARAÚJO NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


A Viúva Alegre. Opereta/Franz Lehar. André Heller-Lopes/Direção Concepcional. Abril 2025. Daniel Ebendinger / Fotos.


Inspirada numa típica comédia parisiense de 1861 - "O Adido da Embaixada", por Henri Meilhac, a opereta A Viúva Alegreestreada em 1905, tornou-se a mais popular de todas as obras do compositor germânico/austríaco Franz Lehár. Que, a partir daí, ficou conhecido como um dos maiores experts neste lúdico gênero musical.

Além da composição ser celebrada como um clássico do cinema silencioso, na versão 1925 de Erich von Stroheim, ao seu grande êxito de crítica e público na atuação da dupla Maurice Chevalier e Jeanette MacDonald, na era dourada da opereta fílmica americana. Sendo referenciada, ainda, como musical da Broadway e em variadas adaptações para os palcos coreográficos.

Pelo dimensionamento estético desta opereta, situada numa musicalidade cantada e dançada no entremeio de  valsas e acordes romantizados, paralelamente às suas inúmeras partes faladas tal qual uma burleta ou comédia musical ligeira, tornou-se comum uma liberdade maior na ampliação de seu contexto falado.

O que faz com que sua duração possa alcançar, às vezes, até quarenta minutos a mais, mesmo diante do risco de que torne menor a prevalência da música, tornando-se isto usual nas suas representações contemporâneas. O que vai depender, evidentemente, do ritmo imprimido pela singularidade das opções de sua direção cênica.

Nesta atual produção da opereta na abertura da temporada 2025 do TMRJ, sob entusiasta e diferencial concepção cênica de André Heller-Lopes, utilizou-se o legado da textualidade autoral do dramaturgo carioca Arthur de Azevedo, original de 1908, mais proeminente na letra das canções, com inserções atualizadas no enredo e maior independência nas passagens faladas.


A Viúva Alegre/Franz Lehar.Felipe Prazeres/Direção Musical. André Heller Lopes/Direção Cênica.

 

O que não conseguiu impedir um certo fastio na extensão da montagem, provocado pela perceptível dificuldade de apreensão de falas isoladas em sua integralidade, numa caixa cênica apresentando limitações acústicas, provocando reclamações de espectadores, mas não extensível às canções acompanhadas de suas respectivas legendas.  

Ao lado de um preciso cuidado imprimido à leveza lúdica da partitura pelo regente titular Felipe Prazeres frente à OSTM, paralelo às intervenções vibrantes de parte do Coro e de bailarinos dos corpos estáveis. Numa bem ensaiada coreografia (Rodrigo Neri) indo de valsas a danças de cabaré, havendo especiais destaques no protagonismo de seu staff vocal.

Com maior convicção e equilíbrio no papel titular de uma espirituosa e cativante viúva Hanna - pelo soprano Gabriela Pace - e da energizada fluência do Conde Danilo, na personificação do barítono Igor Vieira, ambos empenhando-se tanto em suas atuações vocais quanto atorais, com potencial química nas árias deste (Vilja Lied), como nos duetos amorosos (Lippen  Schweigen), na luminosidade da cena do ato final ao revelar a reconciliação de uma paixão reprimida.

Transitando bem, ainda, na agitada performance de uma farsa jocosa entre o engraçado fingimento e as traições, através dos personagens Barão Zeta, o embaixador pontevedriano (tenor Fernando Portari), Camille (tenor Ricardo Gaio) e Valencienne (soprano Carolina Morel), além da bem humorada atuação, em papel meramente teatral, da conhecida atriz Alice Borges.

Cabendo ressaltar a elegante luxuosidade dos figurinos  (Marcelo Marques), sob um subliminar sotaque atemporal conectando a Belle Époque à contemporaneidade. Tudo ambientado numa vistosa caixa cênica (Renato Theobaldo), preenchida por alusões a interiores e jardins com sutis toques aristocráticos, extensiva aos ambientes cabaret, sendo amplificados nos efeitos luminares de Paulo César Medeiros.

Do Chez Maxim parisiense a uma plasticidade de proposital intenção metafórica, ao lembrar o glamour dos cassinos e revistas cariocas dos anos nostálgicos de glória, e por visibilizar uma charmosa cena parodiando a cinematográfica brasilidade de uma "viúva alegre" sugestionando Carmen Miranda, com seu alegórico turbante de frutas tropicais, cercada por bananas gigantes.

Em mais esta volta da “Viúva Alegre” ao Municipal, vale registrar, aqui, uma dúplice e incrível curiosidade histórica sobre a obra : enquanto Hitler era um fã absoluto da opereta, Richard Strauss não disfarçava o ciúme diante do seu sempre ascendente sucesso popular, definindo ironicamente Franz Lehár -seu melhor talento é para o kitsch”- para completar, em 1940 : “Ainda hoje aos 75 anos, a valsa da Viúva Alegre sempre me dá um acesso de raiva”...

 

                                          Wagner Corrêa de Araújo



 A Viúva Alegre, opereta, está em cartaz no TMRJ, desde quinta 17 de abril, em dias e horários e diversos, até o domingo, 27/04.

Comentários

  1. Gostaria de fazer uma pequena correção: "paralelo às intervenções vibrantes de parte do Coro e de bailarinos dos corpos estáveis".
    Os bailarinos que dançaram na ópera eram todos contratados apenas para aquela produção. Hoje, devido ao déficit de bailarinos em condições de dançar, o corpo de baile está bastante reduzido e não há nenhuma produção que possa ser feita sem bailarinos extras ou alunos da Escola de Danças. A pandemia acelerou aposentadoria dos palcos, mas não do setor público. Muitos bailarinos seguem no Theatro em outras funções que não sejam dançando mas ocupando o código de vaga de bailarinos impossibilitando a abertura efetiva de novas vagas num próximo concurso que ainda não há previsão de quando acontecerá. Os contratos de média duração assinados em 2022 já receberam um aditivo e terminarão em junho de 2025. Depois disso nao há certeza de como serão feitas as produções. Provavelmente os bailarinos vão receber balé a balé, sem férias e segurança trabalhista. O mesmo para os contratados do coro e a orquestra.

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