SUSPEITO QUE OS RICOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO DE ASSISTIR CONCERTOS NO BRASIL! ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Então o que tenho ouvido, aviso é evidência anedótica, de gente rica comentando que frequenta temporadas de ópera e concertos na Europa e nos Estados Unidos, por lá se realiza e não fala mais com entusiasmo de nada que acontece aqui, cada vez aumenta mais. Já para quem acompanha as resenhas feitas pelos críticos da imprensa oficial, fica com impressão de que nada de errado está acontecendo no Rio de Janeiro e que SP por exemplo está a par das temporadas clássicas europeias e norte americanas, mesmo SP não tendo recebido nenhuma grande orquestra de primeiro escalão internacional desde antes da pandemia!
A verdade é hoje se quiser ao vivo música clássica no mais alto nível, pouquíssimas chances a pessoa tem de presenciar tal fenômeno por essas bandas. Recentemente na revista concerto louvaram deslumbrados uma performance pela OSESP da Sinfonia número 2 de Bernstein como se fosse de uma obra que ninguém conhecia ou tocava. Adoro Bernstein, mas questão é essa sinfonia só é tocada na verdade em grande medida por ser obra de um maestro super conhecido como Bernstein! Por mais agradável que seja sua combinação de Mahler com jazz.
Acho pelo menos muito bom as orquestras brasileiras estarem recentemente se concentrando em gravar música brasileira pela Naxos, essa realmente é a melhor coisa que vejo estar acontecendo por aqui no momento.
Isaac Carneiro Victal
Comentário de Osvaldo Colarusso no facebbok: Eu prefiro assistir apresentações no exterior pela absoluta falta de educação do público brasileiro e pelo desencanto de assistir uma bela apresentação e dar de cara com coisas do tipo Cracolândia
ResponderExcluirÓtimo comentário do Isaac. Isso se chama decadência. Municipais estão muito ruins, tanto programação quanto execução, já nem contam mais no cenário.
ResponderExcluirOsesp tb decadente, ás vezes acerta e saem bons concertos, e mudaram o horario das quintas e sextas para 20:00hs, muito cedo... um sufoco sair no rush e chegar à tempo.
O cultura artística apresenta grandes músicos e formações orquestrais de primeira linha, é o que salva a vida cultural e musical de SP. Uma maravilha.
O Osvaldo tem toda razão, é deprimente tanto o público ("os idiotas do celular") quanto as redondezas do centro. E ainda tem o trânsito parado. A tendência é parar de ir mesmo.
Foi nosso editor Ali Ayache quem escolheu ilustrar o meu artigo com uma imagem do Tio Patinhas! Eu adorei, é sempre um prazer colaborar com gente assim espirituosa! Isaac Carneiro Victal.
ResponderExcluirOs concertos e óperas deveriam ser no horário das 19H00 como acontecem na America do Norte, no Chile, no Japão e nos países europeus de civilização politizada.
ResponderExcluirisso não existe
ExcluirA grande verdade (e é questão de minutos pra caírem a pau) é que não se pode falar nada dos concertos de nossas orquestras, tão perfeitas, não é mesmo?
ResponderExcluirPerformances cansadas, programas chatos e repetitivos, músicos cansados e sem brilho nos olhos, discursos acalorados de almas que se alimentam de música (tocariam de graça? Ou esses são os que tem os salários maiores?).
Não se pode falar nada.
Vai que "os que patrocinam" percebem a falta de qualidade.
Vai que resolvem vetar gastos, do tipo dinheiro jogado fora.
Vai que a panelinha se revolta.
As tetas precisam continuar a derramar seu leite!
Isso já está pra lá "do constrangedor"!
Vergonha alheia!
Existe sim, é só ir lá e verá!
ResponderExcluirpra quem gosta de trafego parado é ótimo
Excluir