O grupo é formado por vinte jovens bailarinos. Foto: Charles Lima |
Apresentação no Teatro Praça das Artes conta com as coreografias “Carmen” e “Aroeira” A São Paulo Escola de Dança, vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e gerida pela Associação Pró-Dança, sob direção artística e educacional de Inês Bogéa, sobe ao palco do Teatro Praça das Artes de Barueri, no dia 26 de junho, às 20h com a São Paulo Companhia Jovem de Dança, que apresenta duas obras: uma releitura de “Carmen", de Gisele Bellot e “Aroeira”, de Anelita Gallo. A entrada é gratuita mediante retirada de convite antecipada. Inspirada no vasto imaginário construído em torno da personagem — da novela de Prosper Mérimée às inúmeras recriações na música e no balé —, “Carmen”, de Gisele Bellot, surge como um território de encontro entre a tradição e a urgência contemporânea. A criação mobiliza forças que permanecem vivas: a sensualidade como afirmação do corpo em movimento, a pulsão narrativa que atravessa as relações humanas e a cena como espaço de tensão entre desejo, poder e liberdade. Com ressonâncias do clássico e do presente, a obra propõe um campo aberto de sentidos, no qual o gesto provoca perguntas sobre pertencimento, igualdade e liberdade em nosso tempo. A direção musical é de Cacá Machado, os figurinos de Miriane Martineli, a iluminação de Guilherme Paterno e o roteiro de Gisele Bellot, Inês Bogéa e José Simões. Já “Aroeira” exalta o florescimento como força vital, inspirando-se na árvore que dá nome à obra: firme, resistente e plena de cor. A coreografia propõe um olhar poético sobre o ato de florescer como alegoria do renascimento e da potência de existir. Em cena, corpos que brotam, se entrelaçam e se expandem revelam o movimento como linguagem da vida. A montagem dialoga com o jazz dance e com movimentos percussivos, criando uma peça vibrante em que ritmo e respiração se encontram. "Aroeira" é o corpo que se abre ao sol e se reinventa como estado de resistência e beleza. A assinatura coreográfica é de Anelita Gallo, com trilha sonora original de Carlos Bauzys, figurinos de Acrides e iluminação de Marcel Rodrigues. Para Inês Bogéa, diretora artística e educacional da instituição, a apresentação sintetiza a proposta pedagógica e artística do projeto: “Obras como ‘Carmen’ e ‘Aroeira’, das coreógrafas brasileiras Gisele Bellot e Anelita Gallo, revelam a potência criativa dessas artistas em diálogo com a contemporaneidade. Elas oportunizam aos jovens bailarinos vivenciarem diferentes linguagens e experienciarem a vida artística. Estar na Sala Motiva é motivo de grande alegria, pois dançaremos em um espaço multidisciplinar dedicado ao encontro sensível entre artistas e público, além de fortalecer o alcance do nosso trabalho na formação de novos talentos. A gratuidade abre caminhos, democratiza o acesso e fortalece a formação de público, permitindo que mais pessoas acompanhem o trabalho da SP Cia Jovem. Também será uma oportunidade especial para os participantes do primeiro tempo da Jornada Paulista de Dança assistirem ao grupo em cena. Um momento precioso de celebração e pertencimento.” SÃO PAULO CIA JOVEM DE DANÇA A São Paulo Companhia Jovem de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, em 2025, integra o Curso de Especialização em Dança: Intérprete-Criador em Clássico e Contemporâneo. Composta por 20 jovens bailarinos, a Companhia se estabelece como um espaço de experimentação e desenvolvimento artístico, voltado à inserção qualificada de novos profissionais no campo da dança. A iniciativa busca ampliar as trajetórias dos participantes e fomentar sua atuação no cenário cultural contemporâneo. Ao vivenciarem o cotidiano de uma companhia — com aulas, ensaios, processos criativos, montagens e apresentações —, aprofundam suas técnicas, desenvolvem autonomia criativa e adquirem experiência profissional. A existência da Companhia Jovem reforça o compromisso da instituição com a arte como força transformadora, constituindo um espaço no qual se ampliam as possibilidades de criação, desenvolvimento artístico e experiência coletiva na dança. SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA A São Paulo Escola de Dança é um espaço de escuta, criação e transformação. Criada em 2021 pelo Governo do Estado de São Paulo, é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa — doutora em artes, bailarina, documentarista e escritora — cuja trajetória traduz o espírito integrador que move a Escola. Comprometida com a construção do conhecimento por meio da dança e de seus múltiplos diálogos com outras linguagens artísticas, a SPED é um território onde a arte pulsa, os saberes se entrelaçam e cada corpo encontra voz e pertencimento. Aqui, a formação técnica caminha lado a lado com a escuta atenta às diferenças. O propósito é formar artistas e cidadãos; democratizar o acesso à linguagem da dança; incentivar a criação, a produção e a reflexão crítica, com cursos — Regulares, Livres, de Extensão e de Especialização — 100% gratuitos. A escola oferece também residências artísticas, intercâmbios culturais e bolsas de estudo e realiza anualmente a Jornada Paulista de Dança — uma mostra de 10 grupos do Estado de São Paulo. DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA Inês Bogéa é doutora e pós-doutoranda em Artes, com atuação na interseção entre dança, educação e gestão cultural. Bailarina, documentarista, escritora, palestrante e professora, é reconhecida como uma líder multifacetada na dança e na educação, com vasta experiência na gestão, criação e implementação de projetos culturais, sociais e educacionais de grande impacto. Desde 2008, é diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, onde já dirigiu mais de 1.400 espetáculos realizados em 22 países. Desde 2021, também atua como diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança, destacando-se por sua atuação voltada à inclusão social e à formação de mais de 1.300 estudantes por ano. É diretora artística da Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP), realizada pela Associação Pró-Dança em parceria com o Itaú Cultural, e foi responsável por iniciativas como o curso Dança para Educadores do Sesc-SP. Atua ainda como colaboradora regular em veículos como a Revista CONCERTO, sendo co-criadora da coluna “Dança em Diálogo”. Na área acadêmica, leciona na Universidade de São Paulo (USP) e na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Ao longo de sua trajetória, recebeu a Medalha Tarsila do Amaral, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo por sua contribuição artística, foi nomeada pela Critic’s Choice of Dance Europe e condecorada com o título de Chevalière de l’Ordre des Arts et des Lettres pelo Ministério da Cultura da França. Ministério da Cultura apresenta: São Paulo Companhia Jovem de Dança | São Paulo Escola de Dança - Plano Anual 2026 via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Sap. Parceria: Giuliana Flores e Linktel. Realização do Ministério da Cultura, Governo do Brasil ao lado do povo brasileiro. SERVIÇO São Paulo Cia Jovem de Dança. 26 de junho de 2026, às 20h. Teatro Praça das Artes de Barueri (Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro 255, Jardim dos Camargos). Ingressos: Gratuitos, distribuídos 1 hora antes no local. |

Comentários
Postar um comentário