MUITO CACIQUE PRA POUCO ÍNDIO NO THEATRO MUNICIPAL DE SP. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 
                                   Soprano Nadja Michael, revoltada com o calote do TMSP. (Foto Internet)

  Diversos colegas viram como revolução administrativa a ideia de implantar Organizações Sociais para gerir equipamentos públicos. Após anos de experiência no Theatro Municipal de São Paulo posso afirmar que esse modelo é um fracasso retumbante. E como disse anteriormente recomendo que a secretaria Municipal de Cultura reassuma o teatro em sua totalidade plena. 
   A peculiaridade administrativa inventada envolve atualmente a secretaria Municipal de Cultura, a Fundação Theatro Municipal e a Organização Social Instituto Odeon. Três entidades onde todos querem mandar, o caos se instala e ninguém sabe sua real função. Lembro que o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural, OS que administrou o teatro antes do Instituto Odeon teve denuncias de corrupção e desvio de verbas.
  O assunto voltou à tona devido a apresentação da pianista Valentina Lisitsa no Theatro Municipal de SP. Popular nas redes sociais a loira postou vídeos de sua apresentação na casa. Artistas que levaram calote  reclamaram nos comentários. Lembrando que na época da apresentação dos que reclamaram o teatro era gerido pelo IBGC e os elencos das óperas Fosca e Elektra não receberam um tostão até o momento.
   Quem mais botou a boca no trombone foi Nadja Michael, a soprano está revoltada e com razão por não ter recebido seu cachê e ver o teatro contratando artistas estrangeiros. O jornalista inglês Norman Lebrechet publica um texto em seu blog onde diz " “Alerta sobre o Brasil: não espere ser pago”. A reputação internacional do teatro anda baixa.  
    O fato é comum no Brasil, um empurra a dívida pro outro. A Fundação Theatro Municipal e a secretaria Municipal de Cultura afirmam que a pendência não é deles, o Instituto Odeon diz que e dívida foi contraída antes da OS assumir o teatro e se isenta que qualquer responsabilidade, nem sei se existe alguém que responda pelo IBGC. 
   Cara Nadja Michael, você cantou Fosca divinamente, pena que não recebeste. Digo-te que conhecendo a morosidade da justiça brasileira em 20 anos você veja a cor do dinheiro. 
Ali Hassan Ayache
   
   

Comentários

  1. É isso aí Ali!Concordo com tudo,só gostaria de acrescentar que Nadja Michael está é a incentivar um boicote internacional ao Municipal,vou explicar direitinho meu ponto de vista.

    Valentina Lisitsa aproveitou o fato de ser linda e também uma virtuose para tornar seu nome conhecido através da internet,independente das panelinhas,só depois que ela ficou famosa na internet a carreira dela deslanchou.A ucraniana nunca recusaria portanto,dada sua história de ter começado à margem e até hoje enfrentar problemas dadas algumas posições políticas,esse convite para tocar em São Paulo.Já a cantora está a fazer algo parecido com o que fizeram os 9 músicos demitidos em 2012 sem motivo aparente da Filarmônica Malaia,a direção se reservou o direito de fazer o que quis,de acordo com as "leis trabalhistas" da Malásia.A orquestra convocou audições mas ouve um boicote internacional a elas,pois músico europeu e norte americano não está,como os músicos brasileiros,acostumado a ser tratado de qualquer maneira.No meio de toda essa confusão,um brasileiro Fabio Mechetti foi chamado para ser o diretor principal do conjunto,mas por motivos ainda não muito divulgados ficou pouco mais de 2 temporadas e depois saiu.Remarco que antes dessa confusão toda,a banda malaia caminhava para ser uma das melhores orquestras da Ásia no mínimo,procurem no SPOTIFY as gravações que esses músicos fizeram,tocam incrivelmente bem!Ficamos nos perguntando o que motivaria um expurgo numa orquestra que parecia ser quase perfeita.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  2. "Houve um boicote" seria o correto,perdão pelos muitos erros que cometo!Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
  3. Mas que vergonha isso de contratar artistas dedicados que exercem sua profissão com amor e carinho e não recebem o cache. Muito feio da parte da administração coisa de chinelo tratar a arte dessa maneira. Desrespeito total. Como fica o nome do país. Qual é a visão de outros países frente essa situação. O que parece é que a cultura não é bem vista pelos administradores. Para que? Se uma dança de rua ou um Fank atrai mais pessoas? Para isso tem dinheiro. Para manter o povo burro. Lamentável. Fico cada vez mais decepcionado. Comprei o DVD da Salomé dela no Coven Garden. Montagem primorosa. Insuperável atuação de Nadja Michael. Assim vejo operas bem feitas do que ir num teatro onde as pessoas não tem linhagem Para entender. Que vergonha saber isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas