ESTA VIAGEM É REALMENTE NECESSÁRIA? TURNÊ OSESP CHINA. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


    Sempre que sou informado das turnês da OSESP questiono a real necessidade delas. Por que se apresentar em diversos países europeus e agora na China? Lembrando que 70% da verba da orquestra é de recursos públicos e sendo assim a mesma deveria investir em ações no Brasil. Porque não fazer uma turnê por diversos Estados do país e apresentar a orquestra a pessoas que não podem vir a sua sede. 
   O colega William Cardoso Abreu questionou corretamente o programa a ser apresentado na turnê  em artigo publicado nesse Blog onde afirma que a OSESP está estagnada.  Marin Alsop, a regente titular, aquela que pouco aparece em São Paulo sempre está presente nessas viagens internacionais. Após o passeio oriental a assessoria de imprensa publicará criticas elogiosas, sempre se esquecem das negativas. Fica a impressão que as dispendiosas turnês são para a diretoria da casa se exibir pelo mundo.
Ali Hassan Ayache

Comentários

  1. Esqueceram de falar que vai embarcar nessa viagem,com todas as despesas pagas,também essa "imprensa" ou no meu linguajar,bajuladores profissionais.Claro para quem se presta a esse papel sempre chove dinheiro!Justamente quando o interior do Brasil sofre com uma carência de apresentações de música clássica,NA VERDADE MESMO A SEGUNDA CIDADE DO PAÍS ESTÁ SOFRENDO COM ISSO,NO RIO DE JANEIRO ATÉ AGORA NÃO TIVEMOS NOTÍCIAS DA TEMPORADA 2019 DA OSB E DO MUNICIPAL.


    Algum tempo atrás falei aqui mesmo sobre um monte de teatros antigos que existem pelo Brasil.Está na cara que essa panelinha da OSESP vive numa bolha de riqueza e deve achar que rebaixa a orquestra sair se apresentando pelo país afora.Da minha parte detesto ter de ir a São Paulo para assistir à eventos que me agradam.Estou com um monte de problemas de saúde e o ar daí na última vez em que passei 1 mês e meio na paulicéia me fez pegar uma tosse que durou uma noite inteira até me fazer perder a voz.Ainda de uns tempos para cá surgiu uma alergia e hipersensibilidade aos raios do Sol que só me permite viajar durante a noite,estou que nem vampiro.Outra coisa é se eu tive dinheiro para fazer isso,a maioria da população não ou trabalha demais e falta tempo.Por outro lado,muitos acham esse negócio de arte a coisa mais supérflua que existe,na minha família por ex. todos são assim.Tudo isso condiz com a acusação que o Ali tanto faz de que querem a OSESP se apresentando só para um punhado de ricaços na Sala SP.O ministro do MEC,como já falei tive a desgraça de ser aluno dele,já falou que vai reduzir financiamento estudantil e que as universidades devem ser para uma elite.Do jeito que está,nesse regime militar que o Brasil está vivendo,a música clássica também será assim.Comparando,poucos anos atrás tivemos a Mehta e a Filarmônica de Israel mais Dudamel e a Simon Bolívar se apresentando em Paulínia,a Orquestra da Comunidad de Madrid em Curitiba,a Orquestra das Américas em Poços de Caldas.Na minha região notei que quando um natural daqui ocupou a presidência,no curto período Itamar Franco,teve apresentação de graça ao ar livre da Filarmônica de Moscou e Yuri Simonov e concerto com o coro dos meninos cantores de Viena no Theatro Central,que nos anos 30 já tinha recebido Arthur Rubisntein além da passagem pela cidade nessa época do Flaco de Oro,o famoso compositor de Granada Agustín Lara.Hoje em dia até no Rio de Janeiro a principal orquestra e o principal teatro de ópera se encontram em triste situação.Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção a orquestra que se apresentou em Curitiba foi uma agrupação de estudantes,a orquestra Acadêmica de Madrid e não a Orquesta de la Comunidad de Madrid,que é formada por músicos profissionais é o grupo residente do Teatro Lírico de Zarzuela.Isaac Carneiro Victal.

      Excluir
  2. A OSESP está estagnada há tempos. E a tal da panelinha que a dirige parece que vai perdurar por um bom tempo, infelizmente. Tenho ido pouco às suas apresentações, perdi grande parte do interesse que tinha . Comparando os programas da OSESP com os do Mozarteum e Cultura Artística, vemos a distância que vai entre eles. A primeira prima pela mesmice e populismo enquanto as duas outras instituições primam pela qualidade. Que os músicos desfrutem de bons pastéis de queijo na China! Xiexiê!!!

    ResponderExcluir
  3. A OSESP está estagnada há tempos. E a tal da panelinha que a dirige parece que vai perdurar por um bom tempo, infelizmente. Tenho ido pouco às suas apresentações, perdi grande parte do interesse que tinha . Comparando os programas da OSESP com os do Mozarteum e Cultura Artística, vemos a distância que vai entre eles. A primeira prima pela mesmice e populismo enquanto as duas outras instituições primam pela qualidade. Que os músicos desfrutem de bons pastéis de queijo na China! Xiexiê!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas