MELHORES E PIORES DE 2022 PELO BLOG DE ÓPERA E BALLET: MELHOR ESPETÁCULO DE DANÇA – "O LAGO DOS CISNES" PELA SÃO PAULO CIA DE DANÇA.

  

                                                             Cena de "O Lago dos Cisnes" Foto :  Marcelo Machado

"O Lago dos Cisnes"  apresentado em Junho no teatro Sérgio Cardoso foi o destaque do ano. A excelente produção da São Paulo Cia de Dança seguiu o roteiro clássico, seus bailarinos estiveram em grande forma técnica e como sempre casa cheia em todas as apresentações. 

A produção apresentada segue o roteiro clássico onde os cenários de Marcos Lima são grandiosos e de beleza ímpar, casam harmoniosamente com o libreto e transportam o espectador para um universo de magia. A coreografia de Mario Galizzi a partir de Marius Petipa é didática, apresenta as cenas de forma a fazer a plateia entender o enredo. O figurino de Fabio Namatame e Tânia Agra tem um colorido único que realça a beleza cênica. A luz de Wagner Freire é esplendida e harmoniosa em sua concepção.

   Os "nutelas" devem ter odiado, gostariam de ver tudo modernizado como fez um tal de Sandro Borelli no "Lago dos Cisnes" do Theatro Municipal de São Paulo em 2008. Uma coreografia que beira ao ridículo atroz. Bailarinos quase sempre deitados, rastejando no chão, movendo-se de maneira sem nexo e muitas vezes até sem coordenação. Homem sobre Homem, mulher agarrada a outra mulher. Sem sentido para os marmanjos e até para aqueles que conhecem a arte do balé, imagina o que pensaram as duas crianças. Ao invés de cenários reais, luxuosos, com palácios encantadores que chamam a atenção de todos, viram um cenário criado pelo colega Jean Pierre Tortil com placas de metal enferrujadas que adormeciam inertes no fundo e nas laterais do palco. Esperavam luzes de diferentes cores que realçassem a história e encontraram no desenhista de luz André Prado o monocromático e o estático.

Ali Hassan Ayache

Comentários