QUEM REALMENTE VAI AO TEATRO DE ÓPERA PELO TEATRO? ARTIGO DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.


Essa tal onda de teatro de diretor me faz perguntar se algum admirador de ópera realmente está interessado quando assiste a um espetáculo lírico na intriga e no quiprocó mais do que na música.

A maioria dos libretos de ópera passa longe de ser literatura e dramaturgia de primeira. Voltaire chegou até a dizer sobre a ópera "o que é imbecil demais para ser dito está sendo cantado". Ao invés de "obra de arte total" a maioria das óperas não passa de um carnaval das artes e o maior responsável pelo sucesso ou fracasso da empreitada é sempre o compositor. Já se discutiu muito a qualidade ou falta de qualidade literária de libretos de grandes óperas e nunca se discutiu o libreto de nenhuma ópera com música ruim!

Quando a ópera surgiu no final do renascimento tinha a grande pretensão de reviver a tragédia grega. Já em meados do mesmo século em que surgiu essa forma de arte já era a celebração sem vergonha da melodia após o ápice da complexidade da polifonia medieval. O mesmo libreto servia para várias óperas e a mesma música servia para libretos de ópera seria ou cômica, isso não só no barroco, até Rossini fez coisas assim.

As pessoas musicais não precisam que esfreguem as coisas na cara delas como o público de cinema ou de teatro que precisa de estímulo visual. Muito menos querem que algumas de suas músicas favoritas sejam atrapalhadas por ou acompanhadas de movimentos cênicos, projeções de imagens ou coreografias que não tem nada a ver.

Sobre a defesa de causas e posições políticas, acho muito melhor escrever um livro, fazer um protesto na rua ou se filiar a um partido se uma pessoa quer defender uma posição ou ideologia do que enfiar política e ideologia num espetáculo onde esses elementos tem que competir pela atenção do público em meio de música, coreografia e movimentações cênicas. O cérebro humano tem dificuldade de processar tanta informação ao mesmo tempo!

Infelizmente na ópera, como no teatro, pessoas pseudo cultas que querem aparecer em cima de uma peça clássica podem pegar carona numa obra do repertório e encená-la de maneira esdrúxula, como temos vistos de um tempo para cá. É algo que já deu certo por exemplo nos casos do Anel de Patrice Chereau ou do Romeu e Julieta de Baz Lurmann, para mim tão bom quanto o de Zeffirelli( cuja versão da Traviata para o cinema não gosto pelo fato da protagonista Stratas não ter voz para cantar Traviata, inclusive é a única ópera filmada cuja trilha sonora foi pouco comercializada).

No caso da presente versão do Guarani do Municipal de SP, PREFIRO PASSAR LONGE! SE FOSSE AO TEATRO SERIA PARA VAIAR E ARMAR UM ESCÂNDALO! Eu quero ter o direito de ouvir uma ópera em paz sem mil elementos cênicos desconexos brigando pela minha atenção. Gostaria de deixar bem claro, EU SEMPRE VOU DEFENDER A MÚSICA!

Isaac Carneiro Victal

Comentários

  1. Comentário publicado no facebook por Regina Vilela:
    Concordo plenamente!
    Fui assinante, por muitos anos, das óperas do Theatro Municipal de São Paulo.
    Assistí a belíssimas montagens de diferentes títulos, com qualidade excepcional.
    Os rumos que as coisas tomaram, não me interessam mais. É preferível ver vídeos ou ouvir gravações.
    Uma lástima!

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  2. Comentário publicado no facebook por Angela Becker:
    Concordo plenamente. Fui ontem assistir e fiquei indignada. Como diz Paulino da Viola: não altere o samba tanto assim

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  3. Comentário publicado no facebook por Michaela Kahn:
    Crítica lamentável. O autor tem todo o direito de não gostar de óperas, mas a linguagem usada para isso, principalmente na pretensão de ser crítico profissional, só pode ser classificada como sofrível. Existem músicas, óperas, danças e peças de teatro para todos os gostos; boas e ruins. O autor jogou no lixo óperas como A Flauta Mágica, Dom Quixote, Carmem ( da qual eu pessoalmente não gosto, mas não por deficiência artistica), só para citar algumas... não coloque todos os expectadores e todas as óperas no mesmo balaio! a não ser, claro, que o objetivo seja causar polêmica para chamar a atenção...

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    1. Onde eu afirmo não gostar de óperas? Leia o texto de novo pois o que a senhora/senhorita Michaela Kahn escreveu não tem nada a ver com o que eu disse! Isaac Carneiro Victal.

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  4. Comentário publicado no facebook por Lilia Andrade Saraiva:
    Sinto saudades de uma boa opera no rio quase não tem mas lembro de ir sempre no municipal do Rio e um espetáculo.
    As pessoas também adoram criticar mesmo não sendo creitico ou não tem gente que gosta poxa e um trabalho tem figurino,maquiagem entre outras coisa dos bastidores

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    1. Intimidar quem critica como vemos aqui em alguns comentários é uma forma de tentar limitar a liberdade de expressão. Eles montam a ópera do jeito que querem e a gente tem que ter a liberdade de criticar! Isaac Carneiro Victal.

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  5. Ricardo Benamor
    Comentário publicado no facebook por Ricardo Benamor : Exatamente. Uma tristeza a adulteração e politização da ópera.. um desrespeito ao compositor a ao público.. o que fizeram com Aida ano passado e com o Guarani neste ano, foi monstruoso..

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  6. Comentário publicado no facebook por Antonio Carlos Mello Pereira:
    Fui músico da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo por 27 anos e concordo com sua posição. O que é mais absurdo é que nosso publico de opera com certeza está muito mais para o tradicional nas montagens, mas muitas vezes são ignorados por diretores aventureiros e pouco expressivos devido a.pobreza ou superficialidade de seu próprio trabalho. Não sibrevivem num ambiente competitivo. Mas eis que aqui eles ganham espaço nesse nosso mercado/ambiente musical onde em nenhum outro teatro no mundo se pagaria para fazerem politica e não arte.

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    1. Infelizmente esse tipo de coisa não acontece só em São Paulo. Pelo mundo afora está acontecendo até coisa muito pior nos teatros de ópera, na Europa por exemplo muitos diretores estão aprontando das suas em montagens que fazem essas do Municipal paulistano parecerem até tradicionais... Isaac Carneiro Victal.

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  7. Nem toda ópera deve agradar seu gosto pessoal…. Várias outras essas gostaram da montagem… você tem a opção de ficar na sua casa quando for uma montagem que não te atrai, e ir na que te satisfaz. As opções devem ser pra todos, não apenas para um perfil de público.

    E ainda digo mais, além de escrever textos criticando, o que você está fazendo para mudar o cenário que tanto te desagrada? Está apoiando projetos independentes de ópera e concerto? Está indo assistir as iniciativas menores e usando a sua visibilidade para alavancá-los? Ou o intuito é só falar mal das grandes produções mesmo?

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    1. Se o meu gosto pessoal e minhas críticas não te interessam, então não te devo satisfações sobre o que faço da minha vida pessoal e como passo o meu tempo livre! Isaac Carneiro Victal.

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  8. Faça um favor : não vá mesmo! Fique em casa! Que desserviço seu texto.

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  9. Comentário publicado no facebook por Rubens de Oliveira:
    Quem escreveu esse artigo acha mesmo que não tem política ou ideologia em Carmem (Bizet), no próprio Guarany ou no Ouro do Reno? Acha mesmo que é "neutralidade" aplaudir o feminicídio, a negação da cultura dos povos originários ou coisas do tipo em uma ópera? Se estivesse realmente só interessado na música iria se importar quando alguém tenta levar o mínimo dos marcos civilizatório atuais para uma obra antiga?
    Acho um desserviço pra ópera brasileira tanto conservadorismo disfarçado de superioridade musical intelectual.

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    1. Onde eu analisei e tirei essas conclusões sobre essas obras no artigo acima? Isaac Carneiro Victal.

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    2. Leia o que escrevi, elogiei montagens não tradicionais no meu artigo, pare de usar esse espantalho do conservadorismo para cima de mim que não vai pegar! Isaac Carneiro Victal.

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    3. Gente querendo aparecer. E ainda escreve super mal . Aff

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    4. E muita gente que aparece para comentar coisas nada a ver parecendo que nem leu o texto, partindo para ataques pessoais por não saber debater e falando da forma ao invés do conteúdo! Isaac Carneiro Victal.

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    5. Quem é você na fila do pão?

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    6. Nossa para variar um anônimo postando comentário com ataque ad hominem...Isaac Carneiro Victal.

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