A EUROPA NÃO ENTENDE O QUE É A ÓPERA "IL GUARANY" DE CARLOS GOMES. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
Soube alhures que a "prestigiada" montagem da ópera "Il Guarany" , de Carlos Gomes, apresentada no Theatro Municipal de São Paulo em 2023 e considerada por este blog pior espetáculo de ópera do ano ganhou o prêmio "ÓPERA XXI" na categoria "melhor produção de ópera latinoamericana".
Segundo o Portal Show Vip "o prêmio será concedido a Andrea Caruso Saturnino, diretora-geral do Theatro Municipal de São Paulo e idealizadora do projeto, em cerimônia na capital espanhola, no mês de outubro. Com júri composto por alguns dos mais importantes críticos de ópera internacionais, a premiação destaca produções e artistas que contribuem para a relevância da ópera no Século XXI".
Nunca ouvi falar desse galardão. Não sei qual a relevância dele no meio lírico. Apurei que o prêmio existe desde 2018 na Espanha. Não deve ser lá grande coisa, aqui vão achar que ganharam o Oscar.
Quem o concedeu nunca assistiu a versão original da obra do Tonico de campinas e não conhece nada da partitura dele. O que se viu foram aberrações como inserções e retirada de trechos inventadas pela direção. Os jurados não tiveram nada como base para comparar. "Il Guarany" é inexistente na Europa.
Essa montagem nem o Framboesa de Ouro merecia. Foi a pior desse século, todos se esforçaram para destruir a musicalidade de Carlos Gomes. O mais abusivo é que alguns aplaudem a sacanagem que fizeram.
Quer defender uma causa e ser politicamente correto aderindo aos modismos do momento tem todo o direito de fazê-lo. O que é errado é deturpar uma obra prima composta no século XIX.
Quer valorizar a cultura indígena que componham novas óperas, balés ou musicais. Por que não o fazem? Porque os "gravatinhas" que deturpam não tem capacidade, é fácil destruir o que já está feito é e um sucesso. Construir o novo é complexo e exige trabalho em demasia e talento.
Virtude que os encenadores e diretores dessa ópera não têm. Jogam para a plateia, ficam no modismo de revoltar-se com uma causa e lutar contra as injustiças sociais do passado. Ao invés de comerem tapioca optam pela nutella.
Leitor: O Blog Ópera & Ballet é o campeão de acessos em sua categoria no Brasil. Todos adoram dar uma olhadinha porque escrevemos verdades que os "colegas" reis dos tapinhas nas costas e dos elogios pós-récita não tem coragem de falar.
Ali Hassan Ayache
Fonte: https://www.showvip.com.br/2024/02/brasil-leva-pela-primeira-vez-o-premio.html
Bravos! Admiro sua lucidez e conhecimento com que escreve suas críticas.
ResponderExcluirPrezado Ali,
ResponderExcluirComo diretor da Cia Ópera São Paulo me sinto na obrigação de colocar aqui alguns pontos sobre o seu artigo e gostaria que fosse publicado
Eu como Cia privada faço parte da OLA Ópera Latinoamericana que congrega os principais teatros da América Latina e as Cias privadas como a minha.
O trabalho que fazemos na OLA tanto nas reuniões on line quanto nas presenciais uma vez por ano nos paises onde os teatros fazem parte desta que muitos podem não achar relevante mais é e muito nos recebem.
Este prêmio que o Theatro Municipal recebeu foi dado através de um comitê importantissimo que reune os diretores dos principais teatros da Espanha que congregam a Ópera XXI (união de todos os teatros da Espanha). A análise é feita através de vídeos que os Teatros da OLA mandam para este corpo de jurados.
Não é ético desclassificar estes membros que possuem carlos nos mais importantes teatros da Espanha como Real de Madri, Liceu de Barcelona, Arst Reina Sofia de Valência e por ai afora.
Muitos brasileiros nunca vão entender o Guarany, assim como nunca poderemos entender de tudo uma Gran Macabre ou um Wozzeck por exemplo.
Este prêmio foi criado para valorizar as produções em nosso continente, acredito que descordando ou não da votação do juri teríamos que nos sentir valorizados, eu assisti a entrega on line e fiquei emocionado por ser brasileiro assim como na indicação do nosso filme ao Globo de Ouro e Oscar, por que não?
Voltando a OLA o encontro também criticado por muitos aqui e ali, é de suma importância para todos nós. talvez a culpa seja nossa (diretores de teatros e cias) de não propagar os resultados obtidos nestes encontros.
O Compositor Ripper está com suas óperas na Espanha, Colombia, Portugal , Argentina,através destes contatos da OLA, produções em conjunto estão sendo feitas, a minha Cia está co produzeindo um Don Giovanni com uma Cia privada como a nossa em Santiago, Ópera Dissidente e muito mais.
Muitas produções feitas aqui eu discordo, assim como discordo também de muitas que vejo fora do Brasil, mais isso é normal.
lendo outro dia o excepcional livro do Paulo Cerqueira (um século de Ópera em São Paulo) li críticas pesadas de produções da época e de cantores que veneramos até hoje. Tudo isso é normal.
Mas vamos torcer a favor, mesmo discordando.
Forte abraço
Ok, mas a crítica do Ali é totalmente pertinente e ele esta coberto de razão na questão da deturpação da obra.
ExcluirEsses premios não levam á nada, assim como essa associação Ola, só palavras ao vento sem nenhuma ação efetiva. E os de sempre aproveitando viagens e jantares, puxa-sacos que vivem em outro planeta....
"Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros"
ExcluirEssa tal de OLA é uma piada de mau gosto.
Sem entrar na questão da premiação, defendo o princípio de que a partitura é intocável. O encenador pode pirar à vontade (goste-se ou não), mas a partitura é sagrada. No caso, houve interpolações musicais indevidas. Se eu posso fechar os meus olhos para não ver barbaridades, não tenho como não ouvir o que se acrescenta à bela música de Carlos Gomes.
ResponderExcluirEssa OLA é uma piada de mau gosto mesmo ! O que ela nos fez para acrescentar algo de positivo no tocante à ópera no Theatro Municipal de São Paulo, o qual está nela congregado ? O que a Ola agregou ao Municipal de São Paulo ? Trouxe produções desses países ao nosso meio ? Realizou intercâmbio de produções com importantes teatros ao redor da América Latina ou com a península ibérica ?
ResponderExcluirNada disso; só realizam discursos das vaidades inseridas pelos responsáveis e envolvidos com nossos teatros inscritos na Opera Latinoamérica ! (Marco Antônio Seta, crítico de ópera atuante e residente em São Paulo ).
Concordo totalmente com o crítico. Essas montagens modernosas que desfigurarm as obras originais, ao ponto de as transformar em bobagens que não se enquadram nem na expressão teatral, muito menos na operística...
ResponderExcluirSão profissionais que nada conhecem ou entendem de ópera. Aproveitam da oportunidade ensejada por diretores artísticos, maestros e administrativos que se calam por conveniência e permitem a produção dessas aberrações. Esse prêmio nada significa, diante dessa realidade.
Até quando?