VALENTINA PELEGGI ARRASA O QUARTEIRÃO COM LANÇAMENTO DO DISCO VILLA LOBOS,TRANSCRIÇÕES CORAIS! CRÍTICA DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

                                        CD Villa-Lobos: Transcrições Corais, com o Coro da Osesp e Valentina Peleggi.

  Após o canto coral no país perder devido ao maldito corona Naomi Munakata e Martinho Lutero,dois dos maiores regentes corais atuantes por essas praças,o lançamento desse disco é uma ótima notícia!Encontra-se aqui por exemplo uma das melhores gravações das Bachianas n. 9,raramente interpretada em versão cantada.

 O som das vozes está excelente,perfeitamente homogêneo. Peleggi sabe como frasear as melodias e equilibrar os naipes,enfatizar os contrastes dinâmicos,é ótima em vários repertórios,tanto coral quanto orquestral,é uma excelente maestrina,MUITO MELHOR QUE MARIN ALSOP!

Nem sabia que Villa Lobos um dia teve a estranha ideia de fazer essas transcrições. Esse disco francamente, se estivesse a cargo de talentos menores, poderia se sair uma grande porcaria. O que Valentina Peleggi recebeu em troca por ter colaborado tanto para a elevação de nossa vida musical?Não é diretora mais do Coro da Osesp, não foi sequer convidada para reger a OSESP nesse ano corrente,não recebeu até agora nenhum convite para reger de novo no Brasil em 2021,de acordo com as programações até o presente divulgadas! POR FAVOR PODEM ME CORRIGIR SE EU ESTIVER POR FORA!

Isaac Carneiro Victal.

Nota do Editor Ali Hassan Ayache: Quando Valentina Peleggi foi nomeada titular do Coro da OSESP reclamei da presença de estrangeiros em excesso no Brasil e na OSESP. Na época julgava que existiam profissionais brasileiros a altura do cargo. O texto gerou grande repercussão, o Spala da OSESP, Emmanuele Baldini tomou as dores da colega, fui bloqueado e detonado em suas redes sociais. 

O tempo mostrou que Peleggi é uma excelente regente, brilhou a frente de coro da OSESP, embora seu talento maior esteja na regência de óperas. Destacou-se no "O Matrimônio Secreto" no Theatro São Pedro e nessa mesma casa se esbanjou talento na direção musical da ópera "A Italiana em Argel". Tanto que foi eleita melhor regente de 2019 por esse Blog. E como diz o texto do colega Isaac Carneiro Victal Peleggi todos os convites para reger no Brasil desapareceram.

Foi a única até o presente momento que recebeu críticas duras desse Blog e teve coragem de conversar com o editor. Expus minha visão de música de concerto e óperas e Peleggi fez o mesmo. O respeito de um pelo outro passou a ser mútuo.

Comentários

  1. Na oportunidade do Festival de Inverno de 2019, em Campos do Jordão, assisti apresentação desse Coro regido por Valentina Peleggi, na Igreja de Santa Teresinha daquela estância turística e hidromineral, onde o público aplaudiu com entusiasmo essa regente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas