VALENTINA PELEGGI ARRASA O QUARTEIRÃO COM LANÇAMENTO DO DISCO VILLA LOBOS,TRANSCRIÇÕES CORAIS! CRÍTICA DE ISAAC CARNEIRO VICTAL NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.
CD Villa-Lobos: Transcrições Corais, com o Coro da Osesp e Valentina Peleggi.
Após o canto coral no país perder devido ao maldito corona Naomi Munakata e Martinho Lutero,dois dos maiores regentes corais atuantes por essas praças,o lançamento desse disco é uma ótima notícia!Encontra-se aqui por exemplo uma das melhores gravações das Bachianas n. 9,raramente interpretada em versão cantada.O som das vozes está excelente,perfeitamente homogêneo. Peleggi sabe como frasear as melodias e equilibrar os naipes,enfatizar os contrastes dinâmicos,é ótima em vários repertórios,tanto coral quanto orquestral,é uma excelente maestrina,MUITO MELHOR QUE MARIN ALSOP!
Nem sabia que Villa Lobos um dia teve a estranha ideia de fazer essas transcrições. Esse disco francamente, se estivesse a cargo de talentos menores, poderia se sair uma grande porcaria. O que Valentina Peleggi recebeu em troca por ter colaborado tanto para a elevação de nossa vida musical?Não é diretora mais do Coro da Osesp, não foi sequer convidada para reger a OSESP nesse ano corrente,não recebeu até agora nenhum convite para reger de novo no Brasil em 2021,de acordo com as programações até o presente divulgadas! POR FAVOR PODEM ME CORRIGIR SE EU ESTIVER POR FORA!
Isaac Carneiro Victal.
Nota do Editor Ali Hassan Ayache: Quando Valentina Peleggi foi nomeada titular do Coro da OSESP reclamei da presença de estrangeiros em excesso no Brasil e na OSESP. Na época julgava que existiam profissionais brasileiros a altura do cargo. O texto gerou grande repercussão, o Spala da OSESP, Emmanuele Baldini tomou as dores da colega, fui bloqueado e detonado em suas redes sociais.
O tempo mostrou que Peleggi é uma excelente regente, brilhou a frente de coro da OSESP, embora seu talento maior esteja na regência de óperas. Destacou-se no "O Matrimônio Secreto" no Theatro São Pedro e nessa mesma casa se esbanjou talento na direção musical da ópera "A Italiana em Argel". Tanto que foi eleita melhor regente de 2019 por esse Blog. E como diz o texto do colega Isaac Carneiro Victal Peleggi todos os convites para reger no Brasil desapareceram.
Foi a única até o presente momento que recebeu críticas duras desse Blog e teve coragem de conversar com o editor. Expus minha visão de música de concerto e óperas e Peleggi fez o mesmo. O respeito de um pelo outro passou a ser mútuo.
Na oportunidade do Festival de Inverno de 2019, em Campos do Jordão, assisti apresentação desse Coro regido por Valentina Peleggi, na Igreja de Santa Teresinha daquela estância turística e hidromineral, onde o público aplaudiu com entusiasmo essa regente.
ResponderExcluir