MORRE MARLOS NOBRE, MAESTRO E UM DOS MAIS BRILHANTES COMPOSITORES BRASILEIROS



O maestro Marlos Nobre, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, morreu na segunda-feira, 2, aos 85 anos. A informação foi confirmada por sua esposa, Maria Luiza Nobre, mas a causa da morte não foi divulgada.

O músico ficou conhecido por mesclar música clássica com elementos da música popular brasileira. Ele, que começou a estudar teoria musical quando criança no Conservatório Pernambucano de Música, se tornou o primeiro brasileiro a reger a Royal Philarmonic Orchestra de Londres, em 1990.

 Formado em piano e teoria musical, Nobre compôs cerca de 250 peças ao longo de sua carreira. Ele também estudou e trabalhou com nomes importantes do mundo da música como H.-J. Koellreutter, Camargo Guarnieri, Alexandre Goehr, Günther Schüller e Leonard Bernstein.

Ao longo de sua trajetória, conquistou importantes distinções como a Bolsa Guggenheim, o Prêmio Tomás Luís de Victoria da SGAE e a Ordem do Mérito Cultural do Brasil. Ele também ocupava a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Música.

Nobre atuou como diretor musical da Rádio MEC e do Instituto Nacional de Música da Fundação Nacional de Arte do Brasil, além de ter sido presidente do International Music Council of Unesco em Paris entre 1985 e 1987.

Fonte: https://www.correio24horas.com.br/entretenimento/morre-marlos-nobre-maestro-e-um-dos-mais-brilhantes-compositores-brasileiros-1224

Comentários

  1. Sem dúvida se tratava do maior compositor brasileiro vivo, único vencedor daqui do Prêmio Iberoamericano de la Música Tomás Luís de Victoria. Isaac Carneiro Victal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas