"ROMEU E JULIETA", ÓPERA DE GOUNOD, NO PALÁCIO DAS ARTES EM BH.


Para marcar os 400 anos da morte de William Shakespeare, a versão operística do compositor francês Charles-François Gounod de Romeu e Julieta será encenada pela primeira vez pela Fundação Clóvis Salgado. A montagem estreia no dia 19 de maio, seguida por récitas nos dias 21, 23, 27 e 29, no Grande Teatro do Palácio das Artes.
A história da paixão proibida entre dois jovens de famílias rivais, originalmente ambientada na cidade de Verona, Itália, será transportada para a Era Vitoriana, com nuances de contemporaneidade, pelas mãos do diretor cênico Pablo Maritano, que faz sua estreia em Minas Gerais, e do regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Silvio Viegas.
Encenada pelos três corpos artísticos da FCS – Orquestra Sinfônica de Minas GeraisCoral Lírico de Minas Gerais e Cia. de Dança Palácio das Artes, mais do que retratar o amor romântico, a versão evidencia a opressão e a hipocrisia de uma sociedade que nega aos jovens, em última instância, a individualidade.
O ambiente claustrofóbico em que os personagens estarão inseridos ficará evidente nos cenários de Renato Theobaldo, que retorna à Fundação Clóvis Salgado para mais uma montagem. Já os figurinos de Sayonara Lopes recuperaram o romantismo da Era Vitoriana, incorporando traços modernos. Completam a equipe técnicaPedro Pederneiras na iluminação e Lydia Del Picchia nas coreografias.
Solistas de reconhecimento mundial fazem parte do elenco, como a jovem argentina Oriana Favaro, no papel de Julieta e o brasilero Giovanni Tristacci, que interpreta Romeu. Outro destaque é o também brasileiro Paulo Szot, no papel de Mercucio. Integram ainda o elenco os solistas Eduardo Amir (Capuletto), Sávio Sperandio(Frei Lourenço), Luciana Monteiro (Gertrude), Thiago Soares (Teobaldo), Pedro Vianna (Páris), Aline Lobão(Stephanio), Mario Chantal (Duque), Lucas Ellera (Benvolio) e Célio Souza (Gregório). 
 

ELENCO

Julieta – Oriana Favaro
Romeu – Giovanni Tristacci
Mercucio – Paulo Szot
Capuletto – Eduardo Amir
Frei Lourenço – Sávio Sperandio
Gertrude – Luciana Monteiro
Teobaldo – Tiago Soares
Páris – Pedro Vianna
Stephanio – Aline Lobão
Duque  Mauro Chantal
Benvolio  Lucas Ellera
Gregório – Célio Souza
 

CHARLES-FRANÇOIS GOUNOD (1818 – 1893)

Reconhecido por suas óperas, pelas músicas coral e religiosa, Charles-François Gounod foi um compositor francês famoso por seu estilo lírico e seu apuro harmônico, que influenciaram a produção operística francesa.
Filho de um pintor e uma pianista, Gounod nasceu em Paris. Incentivado pela mãe, teve contato direto com a música desde a infância, entrando para o Conservatório de Paris aos 18 anos. Foi aluno do compositor francês Jacques Fromental Halévy e do pintor Lesueur. Aos 21 anos, a genialidade de Gounod foi reconhecida ao vencer, após duas tentativas frustradas, o Prix de Rome, prêmio para jovens compositores que levava os vencedores para estudar na Itália. Em Roma, estudou música sacra e passou dois anos no seminário Saint-Sulpice, em Paris.
Por influência da mezzosoprano Pauline Viardot, foi introduzido no mundo das óperas. Seu primeiro trabalho – Sapho – recebeu críticas positivas. Mas foi ao estabelecer parceria com os libretistas Jules Barbier e Michel Carré que a veia operística de Gounod desabrochou. Juntos, adaptaram O Médico à Força, de Molière; Fausto, de Goethe; e Romeu e Julieta, de William Shakespeare; sendo os dois últimos títulos os seus grandes sucessos. As três obras ganharam destaque por sua orquestração arrojada e árias melodiosas.
Adaptar Romeu e Julieta era um grande desejo de Gounod. O compositor se encantou com a obra após ouvir um ensaio da Sinfonia Dramática feita por Berlioz, inspirada na trágica história de amor. Iniciou sua versão 30 anos depois, levando um ano para concluí-la, mesmo isolando-se em uma vivenda perto do mar de uma província italiana. Sua imersão na obra foi tamanha que o compositor afirmou sentir os personagens tão próximos que pareciam ser reais. Romeu e Julieta estreou em 1867, sendo a nona ópera de Charles Gounod. Estão ainda entre os seus trabalhos operísticos Mireille (1864), Philémon et Baucis (1860) e La reine de Saba (1862).
 

WILLIAM SHAKESPEARE (* – 1616)

A vida e a obra de William Shakespeare, considerado o maior escritor inglês e dramaturgo mais influente do mundo, estão envoltas em mistério. A falta de documentação que comprove a própria existência, o nascimento e a autenticidade de suas obras levam alguns teóricos a afirmarem que o autor nunca existiu e até mesmo que suas obras pertencem a outros escritores. Mas, apesar das incertezas e da falta de documentação, acredita-se que Shakespeare era filho do comerciante John Shakespeare e de Mary Arden.
Levam sua assinatura cerca de 38 peças, 154 sonetos, 2 longos poemas narrativos e várias poesias. Escreveu dramas, comédias e tragédias que tiveram alcance mundial, sendo traduzidas para as principais línguas.
Sua obra mais conhecida é a bela e trágica Romeu e Julieta, escrita entre 1591 e 1595, cujo objetivo era denunciar as hipocrisias, as convenções sociais e a luta pelo poder a partir do amor proibido de dois jovens.
*As incertezas rondam a data de nascimento de William Shakespeare, sendo a mais provável 23 de abril de 1564, três dias antes do batismo – já que o costume na época era batizar crianças logo após o nascimento – na pequena cidade inglesa de Stratford-upon-Avon.


EVENTO

Ópera Romeu e Julieta

DATA

De 19 de Maio, Quinta a 29 de Maio, Domingo

HORÁRIO

19, 21, 23, 27 de maio às 20h e 29 de maio às 19h

DURAÇÃO

3h15 com dois intervalos de 20 minutos

LOCAL

Grande Teatro do Palácio das Artes

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

10 anos

PREÇO

R$ 60,00 (INTEIRA) e R$ 30,00 (MEIA-ENTRADA)

Postagens mais visitadas