Sempre desejei que os teatros nacionais tivessem óperas de repertórios em seu acervo para serem remontadas diversas vezes ao longo dos anos diminuindo os custos. Isso acontece nos principais teatro líricos do mundo.
Parece que a direção do Theatro Municipal de São Paulo atendeu aos meus pedidos. Só que a fizeram da pior maneira possível.
Esse mês teremos a reapresentação de uma versão da ópera "Il Guarany" com trechos da música de Carlos Gomes e diversas canções enxertadas de outros compositores apresentada em 2023.
Não perderei meu tempo assistindo novamente a essa bobagem.
Ali Hassan Ayache
Divulgação. Perdoem a diagramação, é que a assessoria de imprensa do Theatro Municipal de São Paulo só envia material para a imprensa chapa branca:
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
CORO LÍRICO MUNICIPAL
ORQUESTRA E CORO GUARANI DO JARAGUÁ KYRE’Y KUERY
IL GUARANY – O GUARANI
Ópera em 4 atos de Carlos Gomes com libreto de Antonio Scalvini e Carlo D’Ormeville
Roberto Minczuk, direção musical
Ailton Krenak, concepção geral
Cibele Forjaz, direção cênica
Hernán Sánchez Arteaga, regente do Coro Lírico Municipal
Denilson Baniwa, codireção artística e cenografia
Simone Mina, codireção artística, cenografia e figurino
Aline Santini, design de luz
Vic von Poser, design de vídeo
Luaa Gabanini e Lu Favoreto, coreografias
Gabi Schembeck e Luisa Kwahary, visagismo
Ligiana Costa, dramaturgista
Ana Vanessa, assistente de direção
todas as datas
David Vera Popygua Ju, Peri Eté
Zahỳ Tentehar, Onça Pajé
Araju Ara Poty, Onça Corifeia
dias 15, 18, 21 e 25/2
Enrique Bravo, Peri
Laura Pisani, Ceci
Bongani Justice Kubheka, Gonzales
dias 16, 19 e 24/2
Marcello Vannucci, Peri
Maria Carla Pino Cury, Ceci
David Marcondes, Gonzales
Lício Bruno, Cacique / Antropólogo (dias 15, 18, 24 e 25/2)
Savio Sperandio, Cacique / Antropólogo (dias 16, 19 e 21/2)
todas as datas
Andrey Mira, Don Antonio
Guilherme Moreira, Don Alvaro
Carlos Eduardo Santos, Ruy
Orlando Marcos, Pedro
Gustavo Lassen, Alonso
Marco Antônio Seta disse: Outra vez essa afronta com o nosso maior compositor lírico americano ?
ResponderExcluirUma aberração para um público leigo, alienado e subjugado.
Aí sim, o maestro Minczuck pode mutilar, enxertar, trocar e interromper a ação dramática, pois esse público nunca viu "Ila Guarany" como realmente foi escrito e progredido em sua ação dramática e musical.
Aquilo que a turma da lacração fez ( Krenak, Forjaz, Baniwa e Mina ) nunca foi obra de Carlos Gomes, mas da Cultura Woke que, nesta Sustenidos Organização Social de Cultura, insiste em perpetuar essa filosofia desenxabida, desequilibrada e instável .
Carlos Gomes se revolta com essa injúria, esse insulto e infame evento.
É absolutamente inadmissível que, mais uma vez, deturpem uma obra dessa grandiosidade, reduzindo-a a uma caricatura enviesada por interesses políticos e ideológicos. A banalização de sua essência em nome de agendas externas é um ultraje à sua relevância artística e histórica. É estarrecedor testemunhar tamanha desfiguração de um legado que deveria ser tratado com respeito e fidelidade.
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