EMMANUELE BALDINI - SPALLA MEDIANO E CRÍTICO HESITANTE. ARTIGO DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

  


   Há anos defendo a tese que profissionais líricos estrangeiros para trabalharem no Brasil tem que ser melhores que os brasileiros. Para ter o direito de se apresentar em nossos palcos tem que ser o melhor do melhor. Não sendo, temos em nosso país profissionais altamente capacitados para as mais diversas funções líricas. Esta tese se deve ao fato da OSESP e da gestão anterior do Theatro Municipal de São Paulo trazerem todo o tipo de gringos para se apresentarem no Brasil. Alguns para fazerem papéis minúsculos sem a menor necessidade. A conta é salgada: cachês altos, passagens aéreas, hospedagem e alimentação são pagas por nossas instituições. Podem me chamar do que quiserem, defendo essa tese e pronto!
   Escrevi mais de uma dezena de artigos e críticas sobre essa aberração, o último deles intitulado A preferência por estrangeiros na OSESP é infinita parece ter incomodado em demasia o digníssimo Spalla da OSESP Emmanuele Baldini. Ele escreve um post na rede social facebook defendendo a colega Valentina Peleggi, citada no artigo. Baldini tem todo o direito de fazê-lo. No post diversos comentários de seus amigos apareceram, o estranho é que todos contra meu nome e meu Blog. Fotos foram postadas, piadas rolaram em relação a minha descendência e xenófobo foi uma das palavras citadas. Ele deve ter achado uma graça infinita em tudo isso. 
   Só tem um problema, por não aceitar opiniões divergentes fui bloqueado pelo senhor Baldini no facebbok e só soube por terceiros da postagem. Não tive o menor direito de defesa de qualquer citação referente a mim. Em meu Blog qualquer um pode escrever seu ponto de vista nos comentários, até você Emmanuele Baldini pode fazê-lo.
   Baldini como violinista é mediano, se fosse excepcional estaria solando nos grandes teatros do mundo. Acomodou-se como Spalla da OSESP e lá está há anos. Como crítico do trabalho alheio mostra-se hesitante e de uma incompetência descomunal, parece não manter uma opinião convicta sobre o que escreve e por isso apagou a postagem. Quando escrevemos um texto e emitimos uma opinião, caro Baldini, assumimos pelo ato. Depois que sou escrachado em sua página pessoal sem direito a defesa você resolve apagar tudo. Lição de casa para um violinista irresoluto, uma postagem você sabe como começa e não sabe como termina! 
Ali Hassan Ayache
 
Emmanuele Baldini, foto Internet.
   

Comentários

  1. Ali, não precisamos concordar em tudo, o Baldini é um excelente violinista, tenho alguns CD´s dele que são maravilhosos e valem muito a pena. Ele agrega muito a OSESP. Ali, todas as grandes orquestras do mundo tem pessoas das mais variadas nacionalidades. A toda poderosa Berliner Philharmoniker, cuja Sala Digital de Concertos sou também assinante tem músicos em sua maioria estrangeiros, incluindo o brasileiro Luís Filipe, o qual inclusive esse ano solará com a OSESP em mais de uma ocasião. A OSESP cresceu sendo de extrema importância em nossas vidas, não devemos perder tempo discutindo esse tipo de querela. Precisamos sim lutar para proteger tão distinta instituição a qual é uma das poucas joias que temos no Brasil. Vamos nos unir e protestar contra os absurdos cortes orçamentários aos quais submeteram a Cultura e a OSESP, cortes exagerados e absolutamente injustificados no Estado que tem o segundo maior orçamento do Brasil. Devemos sim, cobrar transparência de nossos governos, que desde sempre, se esforçam apenas para desviarem nossos recursos para meia dúzia de banqueiros que mandam e desmandam no país. Devemos sim, reclamar incisivamente das estultícias que nos jogaram na Segunda República Velha do Brasil. A falta de segurança que enfrentamos nos entornos da Sala São Paulo é que, devem, sim, ser gritados e reclamados por todos nós o tempo todo. Acredito que as melhores pessoas e as mais habilitadas para gerenciarem a OSESP são seus músicos que já nos proporcionaram infinitas alegrias e deleites, são eles que devem se posicionar, são eles que devem escolher o que é melhor para eles, é assim que ocorre nas melhores orquestras do mundo e um dos meus maiores anseios é que a OSESP se torne ainda uma das maiores e mais importantes orquestras do mundo, apesar da ´política de destruição imposta pela Segunda República Velha, que se Deus quiser não há de durar muito, e espero que depois disso o povo brasileiro aprenda de uma vez por todas os verdadeiros valores da democracia.

    ResponderExcluir
  2. Seu artigo está mais para uma conversa de comadre.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer crítica quando tem fundamento e é transmitida de forma respeitosa tem seu valor, mas quando se valem do AD HOMINEM perde totalmente a credibilidade

    ResponderExcluir
  4. Eu defendo que "escritores" sérios estrangeiros sejam melhor que os brasileiros, por isso parei de ler seu artigo - se podemos chamar isso de artigo - já no primeiro parágrafo.

    ResponderExcluir
  5. Seu blog ofende e mal diz profissionais da música e artistas em geral.
    Perfil de Facebook está sob critério de seu dono retirar, manter, aceitar e excluir quem e o que desagrada, concorda com isso!?
    Caso contrário Emmanuele também poderia escrever um blog como você.
    O que você e tantas outras pessoas não entendem, é a parte humana destes artistas... que se chateiam, se magoam, e os mais importante: perdem o estímulo e o incentivo diante de tantos ataques, de tantas palavras que ferem o ânimo destes. Não percebem o reflexo?!? Ainda mais numa época em que tudo parece ser contra, está difícil para todos eles! Não se trata de elogios, mas de cansaço em apenas ler desavenças.
    É entristecedor ler o que você escreveu, aliás, o que você escreve de muitos há tanto tempo... vocês esquecem o ser humano que há por trás do artista!!!
    De novo, é triste.
    Aliás, deve ser bom escrever dos outros mas não deve ser o mesmo sentimento quando se é o alvo.
    Mas veja que ao mesmo tempo deixa no ar a lembrança de tudo o que artistas como o spalla contribuíram, provocando a memória de todas as lindas interpretações, de todos os projetos sociais atendidos sem divulgação e sem interesse próprio, de toda a contribuição para a música dentro e fora do Brasil, de todos aqueles que reconhecem a grande pessoa que Baldini é, e de todo o público que os amam e os aplaudem de pé.

    ResponderExcluir
  6. Você chama isso de artigo meu caro? hahahaha A frustração emana claramente de sua pessoa, tenho dó.

    ResponderExcluir
  7. Entendo que opiniões devem ser respeitadas meu caro, mais tenho que discordar.
    Falando no meu ponto de vista de músicos ta, Emmanuele Baldini é o melhor Spalla que a OSESP já teve desde sua fundação, já como humano é sensível e prestativo. Não estou puxando "saco" pois isso não é da minha índole nem falando isso só por gostar muito dele. Mais sem dúvidas não pode ser chamado de "Spalla Mediano" pelo meu ponto de vista ele dá uma energia a orquestra inconfundível, e eu devo admitir que no meu ponto de vista é um dos melhores violonistas em atuação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que não sabe nada sobre Spalla nem sobre a OSESP e sua historia!
      Jamais o sr. E.Baldini é ou foi o melhor Spalla da OSESP. Essa orquestra tem uma grande história com o melhor Spalla brasileiro de todos os tempos e melhor Spalla da OSESP desde o tempo do grandioso Eleazar de Carvalho o gigante Cláudio Cruz. Esse sim contribuiu de maneira significativa para a OSESP e para o Brasil.
      Concordo em parte com o blogueiro que uma vez que esse Spalla já não é melhor em nada que o seu concertina, ou seja , muito pelo contrário, não vejo motivos para ser o spalla principal. Também não concordo que os músicos escolham nada desde que esse spalla é pago com dinheiro público do governo, logo o público que é que paga essa conta de verdade tem todo o direito de expressar seu descontentamento devido a ausência de brilho a mais...

      Excluir
  8. Putz aluninhos defendendo o professor rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Sou professor, não aluno e nunca fui aluno de nenhum músico brasileiro.

    ResponderExcluir
  10. Ele não deu a mínima pro seu ˜artigo˜ kkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas